Quino, o argentino criador de Mafalta |
As homenagens pelo 50º aniversário de Mafalda, a menina contestadora das tirinhas do argentino Quino, 79, levaram seu criador a publicar um esclarecimento sobre a idade de sua obra em seu site oficial.
Para ele, Mafalda só entra na casa dos 50 em 2014.
"O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista 'Primera Plana'. Para Quino é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto", afirma o comunicado sobre sua mais célebre personagem.
A divulgação de uma campanha publicitária que não foi veiculada com Mafalda, criada em março de 1962, por uma revista causa a divergência. Só em 1964 ela apareceria pela primeira vez em tiras de jornal.
"Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil, a Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação na imprensa, 29 de setembro de 1964. Festejaremos em dois anos", diz o site.
Entre 1964 e 1973, Quino publicou, nos jornais da Argentina, as tiras de sua personagem desconcertante. Mafalda, que tinha horror a sopa --uma alegoria dos governos militares, algo que ela não gostava, mas que tinha que suportar-- é uma contestadora mirim das mazelas da classe média.
Da Folha de S. Paulo