Os partidos da esquerda concorrem com chances de vitória pelo menos em 11 das 26 capitais brasileiras. PSB tem o maior número de candidatos com chances de vencer as eleições municipais nas capitais brasileiras. Nas 26 capitais, o partido concorre em cinco capitais. Em três com grandes intenções de votos, segundo levantamento feito pelo IBOPE.
O PSB está na dianteira da disputa em Recife (PE), com João Câmara (33%), e Macapá (AP), com Capi (17%). Em Maceió (AL), JHC (25%) está colando no candidato do MDB, Alfredo Gaspar de Mendonça (26%).
Ricardo Coutinho (12%) disputa a reeleição em João Pessoa (PB) empatado na margem de erro com Nivan Ferreira (MDB) e Cícero Lucena (PP- 18%). Embolados na margem de erro também está Socorro Neri (25%) com Minoru K. (PSDB-29%) em Rio Branco (AC).
No espetro da esquerda, o PT está ombro a ombro com o Cidadania em Vitória (ES), onde o petista João Coser tem o mesmo 22% de Gandini. Em Fortaleza (CE), a ex-prefeita elo PT, Luizianne Lins (23%) cresce para superar o Capitão Wagner (PROS - 28%). Com 24%, Manuel D´Àvila (PCdoB) é favorita no processo eleitoral em Porto Alegre (RS).
Em Belém (PA), Edmilson (39%- segundo IBOPE) tem vantagens porcentuais com o segundo colocado, Priante (14,9%, de acordo com pesquisa do Instituto Acerta/Diário do Pará).
No campo ideológico do centro, o MDB lidera em Maceió (AL);em Teresina (PI), com Dr. Pessoa (34%); e Boa Vista (AC) com Arthur Henrique (28%) . Em mais quatro colégios está na disputa em segunda ou terceira colocação na corrida da eleição majoritária. O DEM é competitivo em cinco capitais, liderando em quatro destas.
* COM CORREÇÃO