Petistas se emaranham com golpistas nas eleições municipais do Maranhão, assim como em mais de mil municípios brasileiros. Em nove das dez cidades maranhenses nas quais o PT apresentou candidatura a prefeito em coligações partidárias, há composição com adversários como PMDB, PSDB, PPS e DEM entre outras legendas que apoiam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Lago do Junco e São Mateus, estacomposta só por aliados contra o golpe.
O Partido dos Trabalhadores tem uma definição retirada de congresso, proibindo coligações com golpisas do PSDB, DEM e PPS, parceiros preferenciais de candidatos no Maranhão. O diretório nacional ameaça os desobedientes com intervenções. Tem histórico no estado: nas eleições de 2010 interviu no diretório estadual substituindo o PCdoB pelo apoio à candidatura de Roseana Sarney (PMDB). É claro que com uma maozinha de Sarney e seu aliado Washington Oliveira, vice na chapa e comandante-em-chefe do diretório estadual.
Unha e carne no estado até o terceiro (conquistado com a deposição do governador eleito Jackson Lago - 2006-2009) e quarto mandatos da governadora Roseana Sarney, petistas e peemedebistas ainda sentam na mesma mesa em âmbito estadual. Sem mandatos, Sarney e Roseana dispensam atenção reduzida à sucessão municipal no estado. Estão de olhos vidrados em Brasília e no futuro de Temer.
Coelho Neto é uma excessão no elenco de alianças entre petistas e golpistas. Em Alcântara, o PT está coligado com os golpistas do PMDB e do PSDB entre outros, mais ou menos raivosos antipetistas, com objetivo de reeleger o prefeito Araken. Uma missão quase impossível.
Há outros bons exemplos de fidelidade partidária ou às resoluções das instâncias partidárias. Petistas, golpistas tucanos e do partido de Temer estão no espectro da coligação A Força do Povo que tem como candidato em Campestre do Maranhão o agricultor Valmir Morais (PT). Inocente útil neste momento histórico. A coligação Unidos Venceremos em Feira Nova do Maranhão reúne PT, PPE, Democratas e mais três legendas na tentativa de eleger Aristides.
Aliados nacionais, PT e PCdoB se confrontam na disputa eleitoral em quatro municípios maranhenses: Alcântara, Feira Nova do Maranhão, Lago do Junco, Mirador e Peri-Mirim.
Candidatos do PT no Maranhão:
*Alcântara- Araken (Unidos por Alcântara - PT, PPS, PTN, PR, PSB, PEN, PHS, PTdoB, PMDB, PRB, PP, PSDB, PRP, PRTB, PTB e PTC)
*Campestre do
Maranhão – Valmir Morais (A Força do Povo - PT, PTB, PCdoB, Rede, PV, PMDB, PMB, PROS, PSDB, PSC, PP e PR)
Coelho Neto
– Américo de Sousa ( Frente Oposicionista de Coelho Neto - PT, PSB, PCdoB e SD)
*Feira Nova do Maranhão – Aristides (Unidos Venceremos - PT, PEN, PPS, PTB, DEM e PHS)
Lago do Junco – Osmar Fonseca (Avante Lago do Junco: No caminho certo - PDT, PT, PR, PMN, PSB, PCdoB e PROS)
*Mirador –
Marquinho ( O trabalho continua - PT, PTB, PP, PPS, SD, PTdoB, DEM e PRB)
*Peri-Mirim –
João Felipe (De novo com a força do povo - PT, PEN, DEM, PPS, PRB, PSDB e PV)
São Mateus do Maranhão –
Genilson Alves (Frente Popular Renova São Mateus - PT, PTN e PMB)
*São Raimundo do Doca Bezerra – Arlene (Forte é o povo - PT, PRTB, PSB, PV, PSD e PCdoB)
*Urbano
Santos – Iracema Vale (Para fazer muito mais por Urbano Santos - PMDB, PT, PV, PRP, PP, PTdoB, PTN, PSB, PROS e PRTB)
*Zé Doca – Zé Costa (Todos por Zé Doca - PT, PEN, PDT, PMDB, PTN, PPS, PHS, PMB, PTC, PSB, PV, PSDB, PPL, PCdoB, PRB)