Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Odebrecht Ambiental deixa escola sem água em São José de Ribamar

   

    Estudantes matriculados na Unidade Integrada Humberto de Campos, colégio da rede muncipal de ensino do município de São José de Ribamar conveniada com o Estado, estão com a carga horária reduzida a duas horas diárias. Os alunos entram na escola localizada na principal avenida da cidade, a Gonçalves Dias, às 07h30 da manhã. São dispensados às 9h30. Neste ínterim não recebem merenda escolar.
     Outras escolas no município têm curta jornada de segunda a sexta-feira. É comum após as 9 da manhã, estudantes com farda da rede pública de São José de Ribamar serem vistos pelas ruas do município. Muitos dispensam o ônibus escolar.
    Segundo informação de uma das crianças matriculadas na escola integrada - fundamental e médio - a redução da jornada escolar vem acontecendo desde o início do mês por total falta de água na escola. Em janeiro deste ano, a prefeitura de São José de Ribamar  transferiu os serviços de saneamento básico a Odebrecht Ambiental. A Parceria Pública e Privada, PPP, está sendo contestada em ação civil pública. O Ministério Público examina o consórcio de Cutrim com o prefeito de Paço do Lumiar e Raposa, municípios da região metropolitana de São Luís.
    Com pompa e circunstância no Hotel Luzeiros, o prefeito Gil Cutrim celebrou contrato com a Odebretch Ambiental para exploração dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico por décadas a fio. Exatamente são 35 anos. Na cidade com mais de 150 mil habitantes, espalhados em um território curiosamente traçado, o abastecimento é uma calamidade histórica. A Odebrecht está em suspense com a operação Lava-Jato.  A relação do prefeito Gil Cutrim com a empresa é pra lá de promíscua. Entre os mimos ofertado pela empresa houve convite para camarote no Maracanã ao prefeito Cutrim. Se imagina o que mais.

    De janeiro até abril, a prefeitura recebeu de recursos oriundos de programas da Educação, mais de R$ 10 milhões. As transferências totais de recursos do governo federal para o município se aproximam de R$ 55 milhões. O prefeito Gil Cutrim participa em brasília da Marcha dos Prefeitos, por mais verbas para a educação, saúde, moradia, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, assistência social, etc, etc, etc. Enquanto isso, no HC, as aulas continuam mais curtas que dinheiro de trabalhador brasileiro.