Outras escolas no município têm curta jornada de segunda a sexta-feira. É comum após as 9 da manhã, estudantes com farda da rede pública de São José de Ribamar serem vistos pelas ruas do município. Muitos dispensam o ônibus escolar.
Segundo informação de uma das crianças matriculadas na escola integrada - fundamental e médio - a redução da jornada escolar vem acontecendo desde o início do mês por total falta de água na escola. Em janeiro deste ano, a prefeitura de São José de Ribamar transferiu os serviços de saneamento básico a Odebrecht Ambiental. A Parceria Pública e Privada, PPP, está sendo contestada em ação civil pública. O Ministério Público examina o consórcio de Cutrim com o prefeito de Paço do Lumiar e Raposa, municípios da região metropolitana de São Luís.
Com pompa e circunstância no Hotel Luzeiros, o prefeito Gil Cutrim celebrou contrato com a Odebretch Ambiental para exploração dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico por décadas a fio. Exatamente são 35 anos. Na cidade com mais de 150 mil habitantes, espalhados em um território curiosamente traçado, o abastecimento é uma calamidade histórica. A Odebrecht está em suspense com a operação Lava-Jato. A relação do prefeito Gil Cutrim com a empresa é pra lá de promíscua. Entre os mimos ofertado pela empresa houve convite para camarote no Maracanã ao prefeito Cutrim. Se imagina o que mais.
De janeiro até abril, a prefeitura recebeu de recursos oriundos de programas da Educação, mais de R$ 10 milhões. As transferências totais de recursos do governo federal para o município se aproximam de R$ 55 milhões. O prefeito Gil Cutrim participa em brasília da Marcha dos Prefeitos, por mais verbas para a educação, saúde, moradia, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, assistência social, etc, etc, etc. Enquanto isso, no HC, as aulas continuam mais curtas que dinheiro de trabalhador brasileiro.