Os
bens móveis e imóveis da RFFSA foram repassados ao IPHAN em 2007, por
determinação da Lei nº 11.483. A autarquia ficou responsável pela guarda e
manutenção do acervo.
Concluída
a obra, o complexo funcionaria como Portal de Entrada dos Lençóis Maranhenses.
Está localizado estratégicamente na linha de passagem entre São Luís e a cidade
de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis.
O
projeto arquitetônico executivo da obra foi contratado pelo IPHAN com apoio do
Ministério do Turismo, fonte do recurso da reforma no valor de R$ 7.566.036,89.
A empresa Ferreira Júnior foi contratada para realizar a reforma e
requalificação urbanística do Complexo Ferroviário de Rosário, sob
responsabilidade do engenheiro Sebastião Pereira Ferreira Júnior.
A
reabilitação urbana do complexo previa a implantação de um anfiteatro e
chafariz, além de praças e jardins. Após a reforma o local abrigaria as secretarias
municipais de Cultura e de Turismo, Biblioteca Municipal e exposição permanente
da estrada de ferro São Luís – Teresina, além de auditório, cinema, oficina de
serralheria e carpintaria e lojas de artesanato.
Antiga
porta de entrada da cidade de Rosário, a estação não chama nem mais a atenção
dos moradores que pouco caso fazem dos tapumes montados pela Ferreira Júnior
sob orientação estreita do IPHAN. Ficou apenas nisso. Os vândalos têm poupado o
tablado com informações sobre o mais importante patrimônio histórico de
Rosário.
Histórico
A
Estação Ferroviária de Rosário é parte integrante da Estrada de Ferro São Luís
– Teresina, inaugurada em 1919. Os traços arquitetônicos são identificados como
de inspiração inglesa em suas linhas
retas. Durante 12 anos a estação
funcionou como terminal e ponto inicial de linha, até que a Ponte Benedito
Leite fosse construída no Estreito do Mosquito, ligando São Luís ao continente
maranhense. Daí passou a ser uma estação intermediária.
O
complexo é formado por estação, armazéns, vila residencial de operários, grupo
escolar, oficina e área para estacionamento e manobra de trens. A estação
possui dois pavimentos.
A
condição geográfica do município de Rosário, no Baixo Munin, elo entre o
litoral e o sertão se juntou à influência política do ilustre rosariense
Benedito Leite, governador do estado do Maranhão.