Páginas
▼
sábado, 30 de novembro de 2013
3º Festival Internacional Luma de Cinema - Programação deste sábado,30
Margritt || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Ana Valeria González, Alemanha/México/ Brasil, 15 min.)
Sinopse:
Um diretor invade a vida privada de Margritt querendo forçá-la a lembrar de seu passado. Sua obstinação, forçará Margritt a voltar para a loucura.
Local: Cine Lume
- Sessão: 16:30
Mostra: Seleção Oficial Competitiva - Local: Cine Lume
Sessão: 17:00
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Nove || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Joseph Israel Laban, Filipinas, 91 min.)Sinopse:
Nove é inspirado em caso verídico de uma das mães mais jovens da história da Filipinas. Krista tem apenas 9 anos quando descobre que está grávida. Sua mãe acredita que ela foi engravidada por uma criatura maligna sobrenatural chamada “Nuna Sa Punso”, mas a verdade se provará ser mais complicada que se parece.Local: Cine Lume
- Sessão: 17:07
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Animador || Mostra Expectativa
(Dir. Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, Brasil, 20 min.)Sinopse:
Ligia trabalha num parque de diversões. Suspensa num brinquedo de bolinhas, espera enquanto as crianças tentam acertar o alvo para derrubá-la. Seu uniforme é uma fantasia.- Local: Cine Lume
Sessão: 19:00
Mostra: Mostra Expectativa - Local: Cine Praia Grande
Sessão: 21:00
Mostra: Mostra Expectativa Bendito Machine IV || Mostra Expectativa
(Dir. Jossie Malis, Espanha, 2012, 10 min.)Sinopse:
Um herói improvável embarca em uma crua jornada de terra, mar e ar, através todas as atrações de um planeta transformado em um parquet Petroquímico.- Local: Cine Lume
Sessão: 19:20
Mostra: Mostra Expectativa Vic+Flo || Mostra Expectativa
(Dir. Denis Côté, Canadá, 91 min.)Sinopse:
Victoria acaba de deixar a prisão. Ela tem 61 anos e quer começar uma vida nova e vai para a casa de um tio já doente e inválido. Em uma típica "cabane à Sucre" desativada no meio da floresta canadense Vic espera viver ali com sua amante mais jovem Florence, sua ex-companheira de cela com quem dividia na prisão. Sob a supervisão atenta e sistemática de Guillaume, o jovem oficial de condicional, Vic quer fazer a coisa certa e ficar em paz. Mas o passado volta para assombrar Flo. Sinais de ameaça iminente começam a surgir e a floresta parece ter armadilhas traiçoeiras.Local: Cine Lume
- Sessão: 19:30
Mostra: Mostra Expectativa O Limpador || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Adrián Saba, Perú, 95 min.)Sinopse:
No meio de uma devastadora e misteriosa epidemia, Eusebio – um limpador forense que esteriliza os apartamentos dos mortos encontra um menino de 8 anos escondido numa casa desabitada. Um solitário a vida toda, eusebio de repente percebe que deve cuidar da criança enquanto a humanidade desaba a sua volta.- Local: Cine Lume
Sessão: 21:35
Mostra: Seleção Oficial Competitiva
- Local: Cine Lume
- Sessão: 19:30
- Local: Cine Lume
- Local: Cine Lume
- Sessão: 17:07
No PAINEL da Folha de S. Paulo
contraponto
Egolatria
Com o tempo apertado para discursar em sessão na Câmara, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) apelou para tática insólita para conseguir com o presidente Mauro Benevides (PMDB-CE) segundos a mais de fala.
Venho aqui saudar esta pérola que está na presidência desta Casa. Todos o aplaudem por sua inteligência, pela maneira harmoniosa como trata todos os colegas. Receba o abraço carinhoso do Chiquinho Escórcio. Agora eu quero um minuto para mim --requisitou.
Benevides não resistiu.
V. Exa. tem a prorrogação.
Egolatria
Com o tempo apertado para discursar em sessão na Câmara, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) apelou para tática insólita para conseguir com o presidente Mauro Benevides (PMDB-CE) segundos a mais de fala.
Venho aqui saudar esta pérola que está na presidência desta Casa. Todos o aplaudem por sua inteligência, pela maneira harmoniosa como trata todos os colegas. Receba o abraço carinhoso do Chiquinho Escórcio. Agora eu quero um minuto para mim --requisitou.
Benevides não resistiu.
V. Exa. tem a prorrogação.
MANCHETES DOS JORNAIS
Estado
O Estado do MA:Washington renuncia a vice e é nomeado conselheiro do TCE-MA
O Imparcial:Combustíveis mais caros a partir de hoje
Região
O Estado do MA:Washington renuncia a vice e é nomeado conselheiro do TCE-MA
O Imparcial:Combustíveis mais caros a partir de hoje
Região
Jornal do Commercio:Gasolina fica mais cara
Meio-Norte:Piauí tem a maior queda de Mortalidade
O Povo:Três ações contra bancos em menos de duas horas
Nacional
Meio-Norte:Piauí tem a maior queda de Mortalidade
O Povo:Três ações contra bancos em menos de duas horas
Nacional
Correio Braziliense:Gasolina fica mais cara para socorrer Petrobras
Estadão:Governo autoriza e Petrobrás reajusta gasolina em 4%
Estado de Minas: Mais tempo na casa da mamãe
Folha:Fogo destrói auditório de Niemeyer no Memorial
O Globo:Refém da inflação: Gasolina sobe, mas não alivia caixa da Petrobras
Folha:Fogo destrói auditório de Niemeyer no Memorial
O Globo:Refém da inflação: Gasolina sobe, mas não alivia caixa da Petrobras
Zero Hora:Vai chegar a bomba: Gasolina sobe 4% e diesel 8% nas refinarias
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Encontro de presidentes do PT em São Paulo poderá ter dois representantes do Maranhão
O Maranhão poderá ser representado por dois representantes no encontro de presidentes estaduais do PT realizado na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, em São Paulo: Raimundo Monteiro, que proclamou a reeleição antes mesmo da homologação do resultado pela Comissão estadual; e Henrique Souza, assessor e apoiado pelo deputado estadual José Carlos da Caixa que reclama ter tido maioria dos votos legitimado pela mesma comissão.
O presidente da legenda da presidente Dilma Rousseff, Rui Falcão, está convocando os eleitos no PED 2013. Falcão foi reeleito no primeiro turno do pleito. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença.
O tema do encontro dos presidentes será as eleições de 2014. O local da reunião dos presidente será o Hotel mercure/Sofitel, no Ibirapuera, a partir das 14 horas.
Na Coluna ESPLANADA - Leandro Mazzini
Recada para Anac
Flávio Dino, presidente da Embratur, desabafou em audiência no Senado:"no setor de transporte aéreo hoje há liberdade tarifária,baixa concorrência e é o pior dos mundos". Sugere abertura de mercada para baixas as tarifas aéreas.
Caema continua contratando carros pipas para distribuir água para ricos e remediados
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, CAEMA, realizou nesta sexta-feira, 29, mais um pregão para contratação do serviço de transporte e distribuição gratuita de água por meio de caminhão pipa. A capacidade mínima exigida pelo edital é de 10 mil litros.
Na região do metro quadrado mais caro da cidade, a Península da Ponta D´Areia, são os carros-pipa que respondem pelo abastecimento. Há grandes possibilidades dos caminhões que transitam pela avenida dos Holandeses serem pagos por empresas ganhadora de pregões semelhantes.
A população mais carente do produto não conta com a distribuição contratada pelo governo do estado por meio da companhia. Não é difícil flagrar pela cidade carros pipas estacionados em frente a hoteis e estabelecimentos privados. Isso sem ônus para o empresário.
Roseana Sarney quer prolongar presença da Força Nacional no Maranhão
O Ministério da Justiça chamou de volta as tropas da Força Nacional de Segurança Pública que desde o dia 13 de outubro desembarcou no Maranhão para ocupar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Para tentar manter as tropas no estado, a governadora Roseana Sarney foi a Brasília para ter audiência com o ministro José Eduardo Cardoso.
Três dias antes da tropa chegarem a governadora Roseana Sarney decretou estado de emergência no sistema prisional do estado. Com a medida a governadora dispensou licitações regulares na construção de mais um presídio na capital. O prazo de conclusão da obra seria 180 dias, período de vigência do decreto governamental. Houve também a promessa de construção de unidades prisionais no interior do estado.
Constantes rebeliões e consequentes assassinatos nas dependências do complexo justificaram a decretação do estado de emergência no sistema. O último motim resultou em nove assassinatos.
O ministro José Eduardo Cardoso considera que o tempo de permanência da tropa no Maranhão foi suficiente para pacificar o sistema, ou ao menos desarmar os apenados. Habituada a tratar ministros como subalternos, a filha do senador José Sarney (PMDB-AP) pode tropeçar no êxito do pleito, mesmo sendo justificável.
A dor no jornal - MARINA SILVA
Uma notícia me deixou impressionada. No Rio de Janeiro, um jovem soldado da PM que enfrentou os rigores do treinamento para uma vaga na UPP com o estoicismo de quem não pode sequer pensar em desistir morreu após uma série de exercícios muito intensos.
Imagino o sofrimento da família, a tristeza dos amigos e me pergunto se os dirigentes do Estado conseguem ver o conflito íntimo de milhões de jovens que batem às portas das instituições em busca de uma chance na vida, já tendo passado nas duras provas da mortalidade infantil, violência, precariedade na educação e todos os "vestibulares" da pobreza.
Pensava em comentar o assunto quando outra notícia me deixou ainda mais impressionada. Uma jovem, no interior de São Paulo, morreu num acidente após fotografar e enviar pelo celular o velocímetro do carro marcando 170 km/h. Mais uma vez, as imagens de uma família em luto e amigos sofrendo. Penso em minhas filhas, nessa mesma faixa de idade, e me emociono.
Desisti de escrever sobre essas notícias. Exigem longas reflexões e consultas aos pensadores que tentam dar conta da complexidade da sociedade contemporânea. Ressaltam a mudança no que antes conhecíamos como "sentido da vida", hoje balizado por necessidades que vão além da mera sobrevivência e possibilidades que vão além do acesso ao consumo.
O cotidiano de nossas cidades está marcado por essas tragédias, tão numerosas que já fazem parte de nosso modo de ser e estar no mundo. De longe, no noticiário, não percebemos como são emblemáticas e como dizem respeito às nossas vidas, nossas famílias e comunidades.
Depois pensei: devo ao menos registrar o quanto importa a notícia da vida e morte desses jovens, como um convite à reflexão. Refletir para além de condenar, buscar culpados, protestar na forma de queixa ou revolta. Essas vidas não podem passar despercebidas na insensibilidade de nossa pressa, no alucinante ritmo urbano, que é, afinal, o causador de tantas mortes e sobre o qual devemos pensar com tempo e profundidade.
Assuntos e tragédias do cotidiano precisam ser debatidos com calma, sem a ansiedade dos índices de audiência. Devemos ser capazes de fazer isso em nossas famílias, comunidades, círculo de amigos: parar um pouco e conversar sobre os acontecimentos que vivemos em nossas cidades e os significados que carregam.
Em nosso diálogo podem surgir ideias, projetos com que nos identificamos, veredas para um futuro onde a vida seja cheia de sentido e valor. Que não esteja presa na necessidade imposta pelo excesso da falta nem abandonada ao excesso da desmedida presença.
Que a vida seja cultivada e valorizada, jamais suprimida.
3º Festival Internacional Lume de Cinema - Programação desta sexta-feira,29
A Gatinha Esquisita || Mostra Escola de Berlim
(Dir. Ramon Zürcher, Alemanha, 2013, 72 min.)
Sinopse:
Poderia ser um sitcom americano, não fosse tudo tão surreal. Em um apartamento em Berlim, uma família se reúne para uma tarde de rituais prosaicos: uma conversa em torno da mesa de jantar, o conserto de uma máquina de lavar ou pequenos reparos, como pregar um botão que foi deliberadamente arrancado. Em uma cadeia de ações e reações cuidadosamente encenada, os mais simples gestos familiares ganham aos poucos contornos absurdos, em que até animais e objetos desempenham novos papéis. Uma espirituosa fábula sobre os encantos que a rotina pode reservar.
Local: Cine Lume
- Sessão: 13:00
Mostra: Mostra Escola de Berlim Do Lado de Mathilde || Mostra Claire Denis
(Dir. Claire Denis, França, 2004, 84 min.)Sinopse:
O filme é um encontro silencioso entre duas mulheres que criam. Claire Denis, cineasta, filma de muito perto os corpos e sua linguagem. Mathilde Monnier, coreógrafa, busca através do movimento, além da forma dançada, os territórios que abrem para a vida. O encontro é testemunha de uma colaboração intensa e íntima - e do desejo de Claire Denis de questionar sempre o gesto como mistério.Local: Cine Lume
- Sessão: 14:30
Mostra: Mostra Claire Denis A Gente || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Aly Muritiba, Brasil, 89 min.)Sinopse:
Por sete anos, Aly Muritiba trabalhou em uma prisão. Lá ele fez parte da Equipe Alfa. Após estudar cinema e feito alguns curtas, Muritiba,volta a seu antigo trabalho para reencontrar seus colegas e realizar um filme com a Equipe Alfa. A Equipe Alfa é formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária Brasileira. Walkiu torna-se o chefe da equipe e espera fazer um bom trabalho. Mas percebe que suas mãos estão algemadas.- Local: Cine Lume
Sessão: 16:45
Mostra: Seleção Oficial Competitiva O Membro Decaído || Mostra Maranhense
(Dir. Lucas Sá, 2012, 15 min.)Sinopse:
Um homem encontra um membro.- Local: Cine Lume
Sessão: 18:10
Mostra: Mostra Maranhense (Hall CineLume) Relançamento de livro Os Filmes Que Sonhamos e DVD Curta Poesia , de Frederico Machado || Eventos Especiais
Local: Cine Lume- Sessão: 19:00
Mostra: Eventos Especiais Mistério || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Chema García Ibarra, Espanha, 12 min.)Sinopse:
Dizem que se você colocar seu ouvido atrás de pescoço dele, você ouvirá a Virgem falando.- Local: Cine Lume
Sessão: 20:00
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Acalanto || Mostra Expectativa
(Dir. Arturo Saboia, Brasil, 2013, 23 min.)Sinopse:
Uma senhora analfabeta busca amenizar a saudade do seu filho ao solicitar à um conhecido para que leia diversas vezes a mesma velha e única carta enviada há dez anos por seu filho. Através dessas leituras, uma bonita amizade e cumplicidade é criada entre os dois.Local: Cine Praia Grande
- Sessão: 20:00
Mostra: Mostra Expectativa Hotel Mekong || Mostra Expectativa
(Dir. Apichatpong Weerasethakul, Tailândia/Reino Unido, 61 min.)Sinopse:
No nordeste da Tailândia, às margens do rio Mekong, que marca a fronteira com o Laos, está o Hotel Mekong. Apichatpong Weerasethakul ocupa seus quartos e varandas para ensaiar Ecstasy Garden, um filme que escreveu anos atrás. Neste espaço, recria uma narrativa que embaralha diversos níveis de realidade, fato e ficção, para explorar os vínculos possíveis entre uma mãe vampira e sua filha, jovens amantes e o rio Mekong que flui como o som da música de Chai Bhatana. Filmado em meio a grandes inundações que afetaram esta região em 2011, Weerasethakul entrelaça diferentes camadas de sentido: destruição, política e sonhos à deriva do futuro.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 20:25
Mostra: Mostra Expectativa É Um Sonho || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Ghaffari Mahmoud, Irá, 97 min.)Sinopse:
Roya é uma jovem que vive em uma residência estudantil para garotas e trabalha legendando filmes piratas. Submersa por di’vidas, ela descobre uma empresa que garante altos ganhos financeiros para quem investe considera’veis quantias e decide de ir atra’s de empre’stimos. O que aos olhos dela parece ser um sonho, acabara’ sendo o maior de seus pesadelos.- Local: Cine Lume
Sessão: 20:41
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Tokiori – Dobras do Tempo || Mostra Expectativa
(Dir. Paulo Pastorelo, Brasil/Japão, 110 min.)Sinopse:
Os destinos de seis famílias de imigrantes japoneses se cruzaram, entre 1927 e 1934, no bairro rural de Graminha, a 45 km de Marília (SP). O filme segue o percurso das memórias de três gerações dessas famílias, criando um mosaico de diferentes vivências. Projeta ainda contribuições desta comunidade dentro da realidade paulista e brasileira.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 21:30
Mostra: Mostra Expectativa
- Local: Cine Praia Grande
- Local: Cine Lume
- Local: Cine Praia Grande
- Sessão: 20:00
- Local: Cine Lume
- Sessão: 19:00
- Local: Cine Lume
- Local: Cine Lume
- Sessão: 14:30
Na Coluna do CLAUDIO HUMBERTO
MANOBRA
O deputado Simplício Araújo (SDD-MA) tentará barrar na Justiça a indicação do vice-governador Washington Oliveira para assumir vaga no Tribunal de Contas do Maranhão, como deseja a família Sarney.
MANCHETES DOS JORNAIS
Estado
Aqui-MA:Calote em homossexual acaba na delegacia
Jornal Pequeno:Justiça suspende indicação de Washington para o TCE-MA
O Estado do MA:Washington Oliveira é aprovado para vaga do Tribunal de Contas
O Imparcial:...E o Batatã secou
Aqui-MA:Calote em homossexual acaba na delegacia
Jornal Pequeno:Justiça suspende indicação de Washington para o TCE-MA
O Estado do MA:Washington Oliveira é aprovado para vaga do Tribunal de Contas
O Imparcial:...E o Batatã secou
Região
Jornal do Commercio:Justiça exige fim de regalias na Papuda
Meio-Norte:Bacia do Parnaíba receberá R$ 1,7 mi
O Povo:Quatro presos por cadastro fantasma de armas
Nacional
Meio-Norte:Bacia do Parnaíba receberá R$ 1,7 mi
O Povo:Quatro presos por cadastro fantasma de armas
Nacional
Brasil Econômico:Leilão de gás com a versão ao risco
Correio Braziliense:Má gestão deixa PMs sem plano de saúde
Correio Braziliense:Má gestão deixa PMs sem plano de saúde
Estadão:ANP vende só 30% de blocos em leilão dominado pela Petrobrás
Estado de Minas:Convivência problemática
Folha:Em 10 meses, governo só poupa 46% da meta anual
O Globo:Dança dos partidos: Procurador cobra mandatos de 13 deputados infiéis
Folha:Em 10 meses, governo só poupa 46% da meta anual
O Globo:Dança dos partidos: Procurador cobra mandatos de 13 deputados infiéis
Zero Hora:Gasolina vai subir, mas sem ajuste automático
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Rádios comunitárias terão de regularizar outorgas
Cerca de 600 rádios comunitárias terão de regularizar a situação das outorgas até o próximo 30 de novembro. De acordo com o Ministério das Comunicações, as recentes mudanças na legislação sobre radiodifusão comunitária tornarão mais simples o processo de renovação, que será parecido ao das emissoras privadas. A apresentação de projeto técnico será dispensada.
A autorização para execução de serviço de radiodifusão comunitária tem validade de dez anos, podendo ser renovada por igual período. As emissoras beneficiadas por essa medida são as que receberam as primeiras outorgas, entre 1999 e 2001. Como na época ainda não havia uma norma regulamentando o processo de renovação, as cerca de 600 emissoras comunitárias funcionaram de forma provisória.
Os pedidos de renovação podem ser apresentados por protocolo ou postados pelos Correios, para o endereço da Coordenação de Radiodifusão Comunitária ou do Departamento de Outorgas (Bloco R, Anexo B, Via N2 – Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF, CEP: 70044-900).
Do Comunique-se
Do Comunique-se
Governo do Maranhão resiste em reduzir alíquota do ICMS de combustível de avião e deixa assunto fora da pauta do trade
O governo do Maranhão não toma uma atitude pragmática para alavancar o turismo no estado. No Encontro Estadual de Tuirismo, que se encerra nesta quinta-feira, 28, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o que mais se ouve são manifestações elogiosas ao secretário de turismo e ao ministro Gastão Vieira. Ficamos portanto naquele "moído" de sempre.
Nas habituais mesas de debate sobre o setor, um assunto tem ficado deliberadamente de fora: o elevado preço das passagens que tirar o Maranhão da rota turística.
Parte desse valor é abocanhado pelo ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) sobre o combustível de aeronaves. O Maranhão tem uma das maiores alíquotas permitidas no país: 25% dobre o QAV (Querosene para Aviação).
O secretário municipal de Turismo, Jura Filho, levou o assunto ao governo do estado. Buscou interlocutores da governadora, como Olga Simão e Luiz Fernando Silva. Ambos, porém, ignoraram o assunto ou engavetaram a ideia vinda do campo adversário. O próprio presidente da Embratur, Flávio Dino, puxou o tema durante o Congresso Nacional de Turismo.
No encontro estadual de turismo, o presidente do São Convention Bureau, Nan Sousa, foi o único a tocar no assunto. Os demais participante, principalmente os gestores, parecem viver nas nuvens.
Estados vizinhos como o Ceará e o subestimado Piauí tomaram atitude prática: reduziram a alíquota atraindo empresas aéreas e, em consequência, maior volume de turistas.
EXEMPLOS PRÁTICOS DO CEARÁ E PIAUÍ:
FRASE DO DIA
"A poesia é desnecessária".
Do poeta maranhense Nauro Machado, parafraseando Rubem Braga no lançamento do livro "Percurso de sombras".
3° Festival Internacional de Lume de Cinema - Programação desta quinta-feira, 28
Desejo e Obsessão || Mostra Claire Denis
(Dir. Claire Denis, França, 2001, 100 min.)
Sinopse:
Shane e June são dois norte-americanos recém-casados em viagem a Paris. Ele é um homem atormentado, tomado por um delirante e incontrolável apetite sexual, e por isso, está procurando desesperadamente um velho conhecido: Léo Semeneau, um médico francês com quem trabalhou em perigosos experimentos sobre a libido humana. Já o Dr. Semeneau persegue Coré, sua insaciável esposa que fugiu do quarto onde é mantida presa.
Local: Cine Lume- Sessão: 13:30
Mostra: Mostra Claire Denis
Não Me Siga || Mostra Escola de Berlim
(Dir. Maren Ade, Alemanha, 2011, 89 min.)
Sinopse:
Em algum lugar na floresta da Turíngia – uma região mítica cheia de lendas e superstições – vaga um criminoso sexual. Johanna, psicóloga da polícia, é enviada para a região. Ela fica hospedada na casa de sua amiga Vera e seu marido Bruno, que vivem na Turíngia há algum tempo. Velhas histórias e antigos sentimentos ressurgem. É quando as duas mulheres chegam à conclusão de que, dez anos antes, em Munique, as duas tiveram um caso com o mesmo homem, ao mesmo tempo, sem nunca terem se conhecido. Segunda parte da trilogia Dreileben.
- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 15:00
Mostra: Mostra Escola de Berlim -
Pequenas Pílulas Coloridas || Mostra América Central
(Dir. Oscar Luxo, Guatemala, 2010, 22 min.)Sinopse:
O filme mostra o dia de um grupo de crianças da Guatemala, cheio de cor, imaginação e inocência. Eles nos levam até suas histórias pessoais e nos mostram sua crua realidade, entre quartos de hospital, cuidados de enfermeiras e remédios. Um lugar feito especialmente para manter e ajudar a vida destas crianças com dignidade, pois elas, para a sociedade, possuem um irreversível "problema".- Local: Cine Lume
Sessão: 15:15
Mostra: Mostra América Central Para Armar um Helicóptero || Mostra América Central
(Dir. Izabel Acevedo, México, 2012, 35 min.)Sinopse:
Oliverio tem 17 anos e passa seu tempo jogando videogames, enquanto a eletricidade está instável em curtas reservas. Quando iniciam as chuvas de verão, um curto circuito destrói a parte elétrica do prédio. Se pensam em novas ideias para ter energias. Oliverio propõe uma solução.- Local: Cine Lume
Sessão: 15:40
Mostra: Mostra América Central No Interior da Minha Mãe || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Lucas Sá, Brasil, 17 min.)Sinopse:
Uma viagem para a cidade do interior da minha mãe.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 16:00
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Quando Eu Ser Grande || Mostra América Central
(Dir. Jayro Bustamante, Guatemala/França, 2011, 14 min.)Sinopse:
Cecilia e Alicia são dois jovens garotas na Guatemala. Elas brincam juntas, compartilham bonecas e segredos. Um dia Cecilia descobre que Alicia foi paga para manter sua companhia e que agora ela está indo para a cidade para receber seu dinheiro como babá. O mundo de Cecilia irá desmoronar.- Local: Cine Lume
Sessão: 16:15
Mostra: Mostra América Central -
Sopro || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Marcos Pimentel / Brasil, 73 min.)Sinopse:
Sopro é um documentário sobre a existência humana e os mistérios da vida e da morte, mostrados no cotidiano de uma pequena vila rural,no meio do interior do Brasil, onde algumas famílias vivem há anos isoladas sem contatos com o mundo exterior.Local: Cine Lume
- Sessão: 17:20
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Batchan || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Gabriel Carneiro, Brasil, 15 min.)Sinopse:
Noriko recebe a família para almoçar.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 17:30
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Orpheus || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Tina Šmalcelj, Bósnia, Herzegovina, 3 min.)Sinopse:
É um belo dia de inverno e quatro crianças brincam em uma ponte, mas uma quinta pessoa entra na brincadeira: um atirador.Local: Cine Praia Grande
- Sessão: 17:45
Mostra: Seleção Oficial Competitiva - Local: Cine Praia Grande
Sessão: 18:15
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Documentary Underground Romance PSYCHE || Seleção Oficial Competitiva
Dir. Nikita Bulgakov, Ucrânia, 12 min.)Sinopse:
Eles são de mundos diferentes: ele é americano, ela russa; ele é jovem, ela é 10 anos mais velha. Viajando os dois para o estrangeiro, eles se encontram. Cada um experimenta o amor de sua maneira, que aprendemos através de seus diários.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 18:30
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Dentes de Leite || Seleção Oficial Competitiva
(Peter Brunner, Austria, 2013, 10min.)Sinopse:
Depois de uma briga com seu namorado, uma jovem rebelde pega carona com um estranho. Este breve encontro gera uma atração mútua e fatal. Através de flashbacks, uma intricada relação com o passado de dor do personagem principal aparece, e o destino dessa jovem mulher é inevitavelmente conectada com um peixe imaginário.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 17:20
Mostra: Seleção Oficial Competitiva - Local: Cine Lume
Sessão: 20:00
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Pó || Seleção Oficial Competitiva
(Dir. Julio Hernández Cordón, Guatemala–Alemannha-Chile, 80 Min.)Sinopse:
Ignácio tem 30 anos e é pai de uma menina de dez anos. Ele se casou novamente com Alejandra, e eles esperam um bebê. Mesmo empolgados com a notícia, eles temem o retorno de fantasmas de seus relacionamentos anteriores. Enquanto tentam se adaptar à nova vida, o casal produz um documentário sobre mulheres que procuram seus pais e maridos desaparecidos durante a guerra civil da Guatemala, em 1982. Entre as famílias entrevistadas, eles conhecem Delfina e Juan, mãe e filho. Mesmo passados 16 anos do desaparecimento do marido, Delfina ainda mantém a esperança de encontrá-lo. Juan tem quase a mesma idade de Ignácio, e os dois partilham uma relação distante com suas mães.- Local: Cine Lume
Sessão: 20:25
Mostra: Seleção Oficial Competitiva Mar Negro || Mostra Expectativa
(Dir. Rodrigo Aragão, Brasil, 92 min.)Sinopse:
Uma estranha contaminação atinge uma pequena vila de pescadores. Quando peixes e crustáceos se transformam em horrendas criaturas transmissoras de morte e destruição, o solitário Albino luta pelo grande amor da sua vida, arriscando a própria alma numa desesperada fuga pela sobrevivência.- Local: Cine Praia Grande
Sessão: 20:32
Mostra: Mostra Expectativa
- Local: Cine Praia Grande
- Local: Cine Lume
- Local: Cine Praia Grande
- Local: Cine Praia Grande
- Sessão: 17:45
- Local: Cine Praia Grande
- Sessão: 17:20
- Local: Cine Lume
- Local: Cine Praia Grande
- Local: Cine Lume
- Local: Cine Lume
Blecaute frustra planos do trem da alegria do vice-governador Washington Oliveira
Mudanças na estrutura do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão fizeram descarrilar o trem da alegria que o vice-governado do estado, Washington Oliveira, pretendia promover como conselheiro da corte. WO é candidato único. Só a rejeição da Assembleia poderia desviar seu percurso para a casa. Pela novas normas estabelecidas o conselheiro deve nomear até 10 assessores.
A partir das propostas apresentadas pelo conselheiro-substituto, Antonio Blecaute Costa Barbosa, foram podados salários e reduzido o número de cargos comissionados reservado ao conselheiros.
Com reputação inoxidável junto aos colegas conselheiros e todo corpo técnico do TCE, Blecaute teve o apoio do presidente da corte de contas, Edmar Cutrim, eliminar aberrações inaceitável.
Washington Oliveira se inscreveu na única vaga aberta no TCE-MA com a aposentadoria compulsória do conselheiro Yedo Lobão. O conselheiro agora aposentado, porém, permanece ligado ao corpo funcional do Tribunal.
Se piorar estraga - DORA KRAMER
Evidente que o PSDB adoraria ver o senador Aécio Neves explodindo nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência em 2014 desde já.
Mas, uma vez que o hoje pré-candidato fica ali patinando entre 13% e 15%, o partido prefere deixar de lado o conceito de "se a eleição fosse hoje" para trabalhar o cenário de maneira mais estratégica.
Mantém sob uma estreita vigilância os índices da presidente Dilma Rousseff e do governador Eduardo Campos. Óbvio, diriam o senhor e a senhora, moças e rapazes. Afinal de contas, quanto menos pontos Dilma ganhar, melhor para Aécio. O mesmo se aplicando a Campos, que disputaria com ele uma vaga no segundo turno, não é mesmo?
Não, da perspectiva do senador mineiro não é assim. Aliás, se não chega a ser radicalmente o oposto, é quase isso. A torcida na seara tucana daqui até o início oficial da campanha é para que a presidente não caia nas pesquisas de opinião. A última do Ibope lhe dá 43%.
Se subir um pouco - muito pouco, nada que indique vitória consolidada no primeiro turno - não faz mal. E qual a razão? Aí, sim, emerge a obviedade: porque quanto menos competitiva Dilma se mostrar, mais aumentam as chances de o ex-presidente Lula da Silva disputar para afastar o risco de o PT sair do poder.
Um detalhe antes de passarmos ao raciocínio de Aécio Neves em relação a Eduardo Campos: pelo mesmo motivo tem muita gente no PT que não vê com maus olhos a recuperação lenta dos índices de satisfação com o governo de Dilma. É a turma do "volta Lula". A maioria, e nem tão silenciosa, como reza a expressão.
Sobre o governador de Pernambuco, a visão também se baseia no princípio do nem tanto ao mar nem tanto à terra. Na ótica tucana, foi bom que a aliança com Marina Silva não produzisse efeito imediato sobre as intenções de votos de Campos (7%), mas também não será bom se esse índice não começar a melhorar. Antes que o governador pense ainda remotamente em desistir da disputa.
Mal comparando, no embate entre Paulo Maluf e Tancredo Neves no colégio eleitoral de 1985, deu-se algo parecido, registre-se bem, em circunstâncias totalmente diversas. Em dado momento Tancredo começou a abrir uma vantagem tão grande sobre Maluf que o medo passou a ser o de que ele renunciasse à candidatura e inviabilizasse a escolha do candidato de oposição.
Ou seja, na política também tem uma hora em que é preciso cuidar do equilíbrio ecológico para o ambiente não se deteriorar.
Essa preocupação com a estabilidade de forças inclui a segunda fase da eleição. Aécio Neves e Eduardo Campos estão em permanente contato e, de quando em vez, veem a necessidade de tornar essa aproximação explícita. Marcam um encontro - como se precisassem dessa formalidade para conversar - e posam para fotos. Sempre dizendo que é tudo muito sigiloso.
Constroem, assim, não só palanques estaduais, conforme alegam. Buscam principalmente solidificar pontes de apoio mútuo para quem conseguir passar à etapa final.
De O Estadão