Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Iphan move ação contra Ricardo Murad por desvio de recursos na recuperação do patrimônio de São Luís

   
    O secretário de estado da Saúde e deputado estadual Ricardo Murad (PMDB), cunhado da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), responde a ação judicial movida pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão. Ele deixou de aplicar recursos na recuperação do patrimônio arquitetônico de São Luís localizado na área de tombamento da Unesco e Governo Federal.

    Murad é proprietário de uma morada inteira localizada na rua de Nazaré e Odylo, no centro histórico de São Luís. Obteve recursos para recuperação do piso, teto e parte da azulejaria do interior do casarão de nº 326 situado a poucos metros do Iphan e do Palácio dos Leões. Chegou a colocar tapumes na fachada do prédio que permaneceram por um longo período. Uma placa de venda informa a intenção do proprietário na fachada.
    A morada inteira de Ricardo Murad está localizado na área de tombamento da União. Na semana passada, arquitetos da Superintendência do Iphan tentaram entrar no prédio e foram barrados por um vigilante. Retornaram mais duas vezes para então constatar o estágio da obra.
    Dentro do casarão se observa apenas o teto reformado. Em alguns compartimentos da parte da frente da meia, parte do piso da morada inteira de assoalho de madeira de lei foi substituído por cimento Há material de construção espalhado pelos compartimentos. Os azulejos das paredes internas que deveriam ser recuperados estão em processo de deterioração irrefreável. Assim como Ricardo, o irmão Jorge também possui prédios na área da Praia Grande. A maioria em estado avançado de deterioração.