Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

SINE arregimenta mão-de-obra no Maranhão para trabalhar na UHE Belo Monte

   
Grafiti na avenida Nazaré, em Belém (PA)
O Serviço Nacinal de Emprego, coordenado supervisionado pelo Ministério do Trabalho,
 está selecionando mão de obra  no Maranhão para trabalhar na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na Bacia do Xingu,  município de Altamira, no Pará. O custo da obra iniciada em 2011 é de R$ 26 bilhões. Faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, do governo federal.
    O cadastro está sendo realizado na agência central do SINE em São Luís, na rua do Paz, centro da cidade. O Maranhão não está entre os estados consumidores da energia gerada pela UH Belo Monte.
    A usina possui três canteiros de obras. Para obter o licenciamento, o Consórcio construtor se comprometeu em contratar mão de obra local no percentual entre 60 e 70%. O condicionante também visava conter a migração para a região no sul do Pará. Além disso funcionaria também como compensação aos prejuízos que a construção da barragem causa na população.

    Em relatório, o Consórcio Construtor de Belo Monte, CCBM, afirma a contratação de funcionário em Altamira e em outros municípios paraenses como "Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Anapu, Placas e Pacajás