A prefeitura de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó,no Pará, está oferecendo dinheiro para quem capturar cães. O alvoroço entre moradores causado pela oferta foi parar na Delegacia de Meio ambiente do Pará.O prefeito da cidade, Marcelo Pamplona, do PT, admite que a prefeitura estimulou o extermínio dos animais por causa de ataques que a população reclamava.
Um morador gravou imagens de pessoas capturando cães nas ruas. Segundo ele, mais de 100 animais já foram mortos pela população local e outros 200 teriam sido levados para uma ilha onde foram abandonados sem água nem comida para que morressem com o tempo. Muitos corpos de cães estão aparecendo boiando em rios.
O diretor do Centro de Zoonoses de Belém, Altevir Lopes, confirmou a iniciativa da prefeitura e informou que a proposta era pagar R$ 5 por um cachorro e R$ 10 por uma cadela entregue à prefeitura. “Isso criou pânico na cidade e roubaram cachorros que estavam dentro de quintais”.
A Delegacia de Meio Ambiente disse que enviou uma equipe até a cidade e que os responsáveis que furtarem os cachorros devem responder por maus tratos a animais, pondendo ficar de 3 meses a 1 ano de prisão, porém podendo a pena ser revertida por serviço comunitário.
ASSISTA A REPORTAGEM DO SBT:
Curiosidades sobre o mundo animal:
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode-se afirmar seguramente que quem é cruel com os animais não poder ser um bom homem"
Arthur Shopenhauer
* Aristóteles acreditava que assim como os animais, também as mulheres eram inferiores aos homeme e que alguns eram naturalmente feitos para serem escravos.
* Algumas interpretações do Alcorão afirmam que os homens não devem maltratar animais e que estes possuem um certo nível de racionalidade.
* Na idade Antiga e na idade das trevas a igreja condenava a dissecação de cadáveres humanos, por isso estudos anatômicos eram feitos em animais.
* São Tomás de Aquino solidificou a ideia de que humanos têm um valor espiritual maior do que outros animais, já que foram criados com base na imagem de Deus.
*As religiões orientais mais expressivas, o budismo, o hinduísmo e o jainismo (também conhecido como jinismo), têm como princípioo ético-religioso o Ahimsa, que consiste na rejeição constante da violência e respeito absoluto a toda forma de vida.
VERSÃO OFICIAL DO FATO
Assessor diz que não houve ordem para maus-tratos contra cães no PA
VERSÃO OFICIAL DO FATO
Assessor diz que não houve ordem para maus-tratos contra cães no PA
Alilsom Guimarães, assessor do prefeito Marcelo Pamplona (PT), diz que a ordem para exterminar cães não partiu da Prefeitura de Santa Cruz do Arari, no arquipélago do Marajó. Ele atribui as acusações a disputas políticas.
O Ministério Público e a Delegacia do Meio Ambiente estão investigando denúncias de que a administração municipal teria ordenado a captura de cães nas ruas da cidade para exterminá-los.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram cães sendo capturados, amarrados e amontoados em uma pequena embarcação. Um animal aparece morto no rio e outro, tentando sair das águas.
"O prefeito desconhecia esse fato. Ele estava em Belém e só soube pela imprensa", afirmou o assessor.
Guimarães confirma, porém, que a prefeitura tentou acabar com o excesso de animais na cidade levando-os para áreas rurais, mas sem agredi-los ou exterminá-los. "Não houve ordem para que fossem maltratados ou mortos."