O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na manhã desta terça-feira,14, o Projeto de Resolução Legislativa Nº 063/2013, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PT).
O parlamentar propôs a instituição da Medalha de Honra ao Mérito Magno Cruz. O Projeto foi entregue a Mesa da Casa Legislativa no dia 05 de dezembro de 2013.
A comenda que homenageia o militante do movimento negro Magno Cruz, será concedida a pessoas que se destacarem na luta contra o racismo e pela Igualdade racial no Maranhão e no Brasil.
Engenheiro por formação e militante por convicção, Magno José Cruz conhecido como herdeiro de Zumbi dos Palmares e de Negro Cosme, se destacou na luta por justiça social e direitos humanos.
Cruz esteve à frente do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), foi um dos fundadores Sindicato dos Urbanitários da CAEMA, e da Secretaria de Igualdade Social, além de ter sido presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH). Foi também integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), e chegou a candidatar-se algumas vezes ao cargo de vereador pelo município de São Luís.
Magno Cruz foi ainda um ativista pela causa da democratização das comunicações. Apresentava um programa na Rádio Comunitária Conquista do Coroado, e lutou para garantir a expressão dos que naturalmente não tem voz.
Em outubro de 2010, após ser submetido a uma cirurgia para a retirada de um câncer no pâncreas, Cruz veio a falecer, deixando um legado de lutas pelos movimentos aos quais se dedicou.
Da Assessoria do deputado Bira do Pindaré