Paralelamente à sua carreira de artista o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro desenvolveu experiências na imprensa na década de 90 em São Luís do Maranhão antes de se transferir de vez para São Paulo.
O Jornal das Praias, publicação limitada em dois números, foi uma dessas experiências de Baleiro no jornalismo, curso que chegou a iniciar na Universidade Federal do Maranhão.
O pretenso periódico quinzenal reunia jornalistas, poetas, artistas e agitadores culturais como o poeta e publicitário Marcello Silveira e a produtora Solange Bayma.
Distribuído na orla da capital maranhense, quando a poluição das praias ainda era uma ameaça pelos primeiros esgotos despejados pelos prédios plantados nas dunas do litoral da cidade, o jornal enfocava o universo cultural e ambiental da cidade.
Produzido pela Margynália, oficina da imaginação, o primeiro número do Jornal das Praias circulou com uma dúzia de páginas em dezembro de 1990. Entre as reportagens e artigos um tratava do novo trabalho de Roberto Carlos, seguindo uma tradição natalina de RC.