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quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Três estudantes de São Luís e Caxias farão parte do Parlamento Jovem Brasileiro

    Entre os dias 24 e 28 de setembro, a Câmara Federal recebe os estudantes maranhenses Wesley Fran Cabral Costa e Claudilene Almeida Leal, de São Luís; e, Aline Vasconcelos dos Anjos, de Caxias. Eles foram selecionados para participar da 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, programa que visa despertar nos alunos uma reflexão sobre o papel da representação política no Poder Legislativo.

    Mais de mil projetos de leis foram enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio às secretarias de Educação dos Estados. Uma comissão da Câmara escolheu 78 trabalhos entre os inscritos. A quantidade de selecionados por estado foi proporcional ao número de deputados federais de cada unidade da federação.
    Após a sessão solene, no dia 24, que dará posse aos jovens no Plenário Ulysses Guimarães. Ao final da semana, os estudantes vão deliberar sobre os projetos apresentados. A jornada dura cinco dias. Eles trabalharão como deputados, mas não ganharão os salários dos mesmos.
    A atenção dos jovens depreendida pelos projetos se voltam  para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A educação especial, principalmente como incentivo à produção de material em braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.
Estudantes maranhenses no Parlamento Jovem Brasileiro:
Wesley Fran Cabral Costa - C. E São Cristóvão - São Luís
Projeto: Modifica o artigo 144 da Constituição Federal, que dispõe sobre Segurança Pública e dá outras providências.
Aline Vasconcelos dos Anjos - C. E. Thales Ribeiro Gonçalves - Caxias
Projeto: Institui Ensino Semi-Integral para as escolas públicas de Ensino Médio
Claudilene Almeida Leal - C. E. Cidade de São Luis - São Luís
Projeto: Dispõe sobre a implantação de testes vocacionais para os alunos concludentes do 3º Ano do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil.