A manutenção da candidatura do vice-governador do estado, Washington Luiz de Oliveira (PT), a prefeito de São Luís nas eleições municipais de outubro deste ano dependerá do próprio pré-candidato. Inicialmente entusiasmado com o projeto político que aparentemente tem irrestrito apoio do grupo Sarney, o petista eleito pré-candidato em prévia do partido realizada em 15 de abril, já não mostra o mesmo ânimo. Oliveira teve a candidatura anunciada ainda no mês de janeiro pela governadora Roseana Sarney.
Sem decolar nas pesquisas, ferramenta que certamente seria utilizada pelo poderoso sistema de comunicação do grupo para alavancar a candidatura do petista a prefeito, Washington Oliveira patina na construção de alianças. Até mesmo o DEM, arquirrival de Dilma Rousseff, está no espectro das alianças pretendidas pelo petista. No campo democrático há restrições e portas fechadas para Oliveira.
Nos últimos dias sinais da substituição do candidato a prefeito ungido pelos Leões têm se pronunciado. A costumeira convicção da vitória, inerente a projetos desta natureza, tem sido tímida ou ausente dos discursos dos patrocinadores da candidatura do petista. A governadora resumiu a candidatura do petista como opção de competitividade disponível para participar do ensaio redondo das eleições de 2014.
Mas, serão questões pessoais que poderão provocar a retirada da candidatura de Washington Oliveira a prefeito de São Luís. É claro que vai depender dos ingredientes que se somarão para animá-lo ou desanimá-lo a permanecer na disputa. Se o projeto não decolar, a justificativa será plausível e aceita.