Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Com adesão dos artistas PEC do trabalho escravo será votada hoje na Câmara

    Cerca de 30 artistas aderiram à campanha a favor da PEC contra o Trabalho Escravo. A gravação do filmete foi realizada no sábado passado em um estúdio do Rio de Janeiro. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputado Domingos Dutra (PT) foi ao Rio dias atrás para pedir apoio dos artistas para o proposta de emenda constitucional que prevê o confisco de propriedades onde trabalho escravo for encontrado e as destina à reforma agrária ou ao uso social urbano.
    Entre as estrelas da campanha está o cantor e compositor baiano Caetano Veloso, a atriz Camila Pitanda e outros. Os maranhenses Zeca Baleiro e Rita Ribeiro também foram convidados por Dutra para fazer parte do coro.
    Na tarde desta terça-feira, 8 de maio, está prevista a votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, conhecida como PEC do Trabalho Escravo, na Câmara dos Deputados.
    “Há boatos, porém, de que a chamada bancada ruralista estaria orientando os deputados a não dar quórum na sessão de votação”, disse. “No entanto, esperamos que eles mudem de opinião, pois, se a bancada não aparecer, ela dará sinais de que é a favor do trabalho escravo”, complementou Dutra, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo.
    Em Brasília foram programadas outras atividades durante o dia  para facilitar o acompanhamento das atividades.
Programação completa
Terça-feira, 8 de maio - Brasília (DF)
9:00 - Reunião da Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), na Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A Conatrae é um órgão colegiado vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e reúne representantes da sociedade civil e do poder público envolvidos no combate .
11:00 - Ato público de
entrega do abaixo-assinado em favor da PEC 438 no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, com a participação de trabalhadores rurais, artistas, intelectuais, organizações sociais e representantes do poder público. Entre os que devem comparecer estão Letícia Sabatella, Osmar Prado, Paulo Betti e Bete Mendes.
14:00 - Reunião da CPI do Trabalho Escravo com a presença da ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, e dos ex-ministros da pasta Nilmário Miranda, Mário Mamede Filho e Paulo Vannuchi.
    À tarde, integrantes de movimentos sociais do campo como MST, Contag e CPT farão uma vigília pela aprovação da PEC 438 na Câmara dos Deputados.