O sindicato dos jornalistas do estado do Maranhão, comitê de imprensa da Assembleia Legislativa e sindicato dos radialistas distribuiram no sábado nota de esclarecimento ao público em defesa da imprensa. A indignação dos deputados ganhou corpo após a denúncia apresentada no programa Fantástico (Rede Globo) sobre os 18 salários anuais recebidos pelos parlamentares maranhenses.
Os ataques à imprensa foram proferidos principalmente pelo deputado Manoel Ribeiro (PTB), dono da concessão da TV Maranhense e ex do jornal Folha do Maranhão. Ribeiro responde a um grande volume de ações trabalhista por falta de pagamento de funcionários.
Leia abaixo a nota:
NOTA AO PÚBLICO MARANHENSE
As entidades abaixo, por meio dos seus representantes, vêm a público registrar a manifestação de repulsa contra as palavras insultuosas proferidas por alguns parlamentares que integram a atual representação do nosso povo na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Lastima-se que esses parlamentares, quando usaram o direito sagrado de que todos são detentores no ambiente democrático e de livre expressão, não souberam aplicar o devido estilo civilizado e educado para contestar os fatos que a imprensa, também livre, cumpriu como dever de informar a sociedade.
Em nenhum momento ou circunstância, as matérias veiculadas sobre o noticiário relacionado com os “18 salários
dos deputados do Maranhão”, os profissionais jornalistas ou radialistas insultaram os parlamentares. Os fatos e atos é que são merecedores de correção e enfrentamento por parte de quem os praticou.
Por fim, deixamos, a critério, opinião e consciência de cada cidadão, o juízo que deve ser feito depois que a imprensa cumpriu a obrigação de informar. Repelimos o insulto e o tratamento chulo que os jornalistas e radialistas
receberam. O povo que dedique os insultos a quem merecê- los.
São Luís (MA), 14 de abril de 2012.
Presidente do Sindicato dos Jornalistas
Profissionais de São Luís/MA
Presidente do Comitê de Imprensa da
Assembleia Legislativa do Maranhão
Presidente do Sindicato dos Radialistas do Maranhão
José Ribamar Santos
José Maria Cunha Santos Filho
Leonardo Monteiro