Óleo e água no cenário político nacional, PT e DEM são aliados antigos no Maranhão. Assim apregoa o presidente do diretório municipal dos democratas em São Luís, Ricardo Guterres, em defesa do apoio da legenda à suposta candidatura de Washington Oliveira pelo PT.
Se escolhido pelos delegados do PT em 15 de abril para disputar a prefeitura da capital do Maranhão, o vice-governador do estado reunirá sob o mesmo guarda-chuva todos os partidos que compõem o governo Roseana Sarney. Sem distinção de coloração partidária.
As diferenças são reservadas aos tucanos. Estas balizadas mais na desconfiança da hegemônica competência eleitoral do PSDB que na divergência programática. Não é o entendimento de privatização ou patrimonialismo que distancia o PT das legendas que purificados petistas chamam de direita.
O projeto de candidatura de Washington Oliveira foi gestado pelos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Edison Lobão, com figuração da governadora Roseana Sarney, do deputado estadual Ricardo Murad e de outros nomes entre os colaboradores políticos do grupo.
Oliveira sabia que estava para ser o escolhido pelo grupo para a empreitada, antes de comemorar a passagem do ano no Pestana, rodeado de apinguados, cupinchas e outros seres vermiculares. Aguardou apenas a palavra do senhor de Curupu, a quem venera como bom ateu.
As relações cordiais entre petistas adversários da aliança com o grupo Sarney e os tucanos do mesmo lado são condenadas frequentemente pelos porta-vozes do palácio do governo do estado. Tratamento bem diferente da aliança do PT com DEM, força mais retrógrada da política brasileira, festejada como alvíssaras. O DEM esteve no palanque da aliança PMDB /PT no estado nas eleições de 2010. Nas chapas de senadores as suplências foram reservadas aos herdeiros de aliados do senador Sarney no Maranhão: o ministro das minas e Energia, Edison Lobão, e o ex-deputado federal Clovis Fecury, atualmente no exercício do mandato na vaga do senador João Alberto (PMDB). È uma emaranhados só. São peculiaridades da vida política do Maranhão ilustradas pela estrela petista.