O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Antonio Isaías Pereirinha (PSL), se cacifou para conduzir as negociações dos nanicos em torno de uma candidatura abastecida pelo erário. Vereadores e deputados estaduais são atualmente os maiores “incentivadores” do carnaval. Pereirinha quase vira tema de samba-enredo na passarela. Milhares de vezes seu nome foi pronunciados por "donos" de blocos. É um dos mais conhecidos mecenas dos carnavalescos ludovicenses. Patrocinou mais de 22 blocos tradicionais e organizados em São Luís, entre eles Os Vigaristas.
O clima de carnaval no Maranhão favoreceu sobremaneira a intensificação da propaganda eleitoral fora de época por candidatos à reeleição e a eleição em 7 de outubro deste ano. Há pouco mais de 200 dias da realização do pleito, no estado mais pobre da federação, políticos trocaram confetes por promessas de votos.
Candidatos a prefeito e à reeleição no interior do estado costumam bancar passagens no regime 0800 para foliões que migraram dos seus domicílios eleitorais, geralmente em busca de oportunidade de trabalho. Aproveitam a desativação total das comarcas para antecipar a propaganda de seus nomes junto aos blocos de eleitores que farão a mesma viagem em outubro.
A propaganda eleitoral no período do carnaval, São João e Semana Santa, bem como qualquer evento que anteceda 6 de julho de 2012, quando tem início pela legislação a propaganda eleitoral, é proibida nos termos do artigo 36 da Lei 9.504/97, bem como o disposto no artigo 127 da Constituição Federal.
Na capital a propaganda esteve estampada nas costas das camisetas dos brincantes, afrontando a legislação eleitoral. Em frente ao Fórum Eleitoral do TRE do Maranhão, onde esteve montada a passarela do samba, a disputa por votos se diluiu nas brincadeiras, sem qualquer intervenção do Ministério Público Eleitoral, de recesso no período.
Muitos foram pessoalmente conferir o prestígio junto aos brincantes na passarela. Outros que ocupam cargos públicos, como o vereador licenciado Gutemberg Araújo deixaram as atenções de suas pastas para fortalecer o nome junto ao eleitorado. Em todo o Maranhão não há fiscalização sobre a propaganda extemporânea.