segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Ceará negocia voo direto de Milão para Jericoacoara

Secretario do Turismo do Estado, Arialdo Pinho está em evento na Europa e diz que conversas com a companhia interessada estão evoluindo
Negociações para voos diretos da Itália para o Ceará foram iniciadas. Segundo o titular da Secretaria do Turismo (Setur) do Estado, Arialdo Pinho, um primeiro contato foi realizado para a operação de uma frequência entre Milão e Jericoacoara.
Quanto às negociações, o secretário do Turismo confirmou que as conversas com a companhia interessada está evoluindo, mas que outras informações, inclusive sobre o nome da empresa que operaria os voos, ainda podem ser divulgadas. A companhia aérea Alitalia já teve voos ligando Roma a Fortaleza, mas suspendeu as operações em junho de 2013, no mesmo ano em que iniciou as atividades.
Atualmente em viagem à Europa para uma ação de promoção do início das operações da Air Europa entre Fortaleza e Madri, Arialdo Pinho apresentará o destino Ceará ao trade espanhol. O evento é promovido pelo Grupo Globalia. A Air Europa terá três frequências semanais a partir de 20 de dezembro.
Assim, Fortaleza contará com voos diretos para França, Holanda e Espanha, pela Air France-KLM e Air Europa, respectivamente. As negociações para as operações entre Ceará e Itália estão diretamente ligadas ao crescimento da demanda de turistas italianos por destinos do Estado.
De 2017 para 2018, em razão da chegada do centro de conexões de voos à Capital, a quantidade de visitantes italianos que vieram ao Ceará aumentou 13%, saltando de 10,4 mil para 11,8 mil pessoas. O número de turistas só fica atrás dos 21,1 mil franceses que vieram ao Estado em 2018, aumento de 70% em um ano, segundo dados do Ministério do Turismo.
Conforme os números do Ministério, as chegadas de turistas ao Ceará vindos do continente europeu saltou de 56.996 em 2017 para 82.411 no ano passado. Alta de quase 45% no período.
Quanto ao volume de atividades turísticas, a Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta para um incremento de 11,7% no índice nos últimos doze meses. É o maior entre os estados analisados.