sábado, 25 de maio de 2019

Resende homenageia Raimundo Correia pelos 160 anos do nascimento do poeta



Raimundo Correia
O município de Resende, no Rio de Janeiro, homenageou o escritor maranhense Raimundo Correia pelos 160 anos do nascimento do poeta. Raimundo Correia nasceu em 13 de maio de 1859 no navio brasileiro São Luís, ancorado na Baía de Mogúncia, no Maranhão. Ele faleceu em Paris, na França, em 13 de setembro de 1911.
O poeta possui fortes vínculos com o município de Resende. Ele foi amigo de Narcisa Amália, o maior nome da literatura resendense. Além disso, casou com a resendense Mariana Sodré, no distrito de Fumaça.
A homenagem ao poeta foi realizada na Biblioteca Pública Jandyr Cesar Sampaio no evento “Flauta de Outono”. Palestra e sarau fizeram parte das atividades para o público aprender sobre a vida do escritor.
A palestra foi ministrada pelo professor e Mestre em Literatura Brasileira, Rosel Ulisses de Vasconcelos, que apresentou a relação de Raimundo Correia com a história de Resende.
No sarau foi lembrado alguns trabalhos do poeta, como elementos dos seus livros Primeiros sonhos (1879) e Sinfonias (1883) e um dos mais conhecidos sonetos da língua portuguesa, “As pombas”. Esses e muitos outros trabalhos fizeram com que Raimundo Correia ocupasse um lugar de destaque na poesia brasileira.
Contam que o busto de Raimundo Corrêa foi o segundo monumento implantado na Praça Deodoro a partir da Lei Municipal n.º 3697, designou aquele local como de homenagem póstuma oficial e permanente àqueles que tenham prestado relevantes contribuições às Letras e às Artes no Maranhão.