segunda-feira, 20 de maio de 2019

Bolsonaro promove encontro com governadores do NE na sexta (24)

    O governador do Maranhão ainda não confirmou presença no lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento do Nordeste, PRDNE, na próxima sexta-feira (24) no Instituto Ricardo Brennand, no Recife (PE), com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Será a primeira viagem do presidente à região após as eleições de outubro de 2018. 

    Se participar do evento (há grande possibilidade de ser representando pelo vice, Carlos Brandão), será o segundo encontro de Bolsonaro e Flávio Dino, adversário declarado do presidente. Além dos 9 governadores do Nordeste, o lançamento do plano contará com a presença dos governadores de Minas Gerais e Espírito Santo.

    Com base em critérios do IBGE, o plano estabelece 41 regiões prioritárias para investimentos, além das nove capitais dos Estados. A ideia é que esses polos funcionem como indutores de geração de emprego, expansão do saneamento básico, diminuição das desigualdades de renda e de indicadores como mortalidade materno-infantil e analfabetismo. 

   A região registra a maior taxa de desemprego no País: 15,3%, acima da média nacional, de 12,7%. E vem sofrendo com o arrocho no orçamento. Nos três primeiros meses do ano, Bolsonaro enviou R$ 242 milhões aos Estados nordestinos. Sem descontar a inflação no período, foram 3,2% a menos frente ao mesmo período do ano passado, ainda na gestão de Michel Temer. Os números referem-se aos recursos para despesas discricionárias, que o governo pode ou não fazer. Não entram nessa conta as transferências obrigatórias.
Com informações de O Estadão