quinta-feira, 18 de abril de 2019

Caminhos do Maranhão - Uma página para a lenda Bita do Barão (*1932-2017)


    
Xangô, orixá, senhora da Justiça, tem o poder de determinar o que é certo e o que é errado, mantendo sua disposição inabalavelmente imparcial. Seus raios só atingem os que forem considerados por ele. Sua imagem está associada a certa vaidade e elegância, além de uma grande consciência de si próprio. Mestre Bita do Barão, batizado Wilson Nonato de Souza, parece ser depositário de todas estas qualidades do orixá. Tanto é que às quartas-feiras, dia de Xangô, atende gratuitamente a população que o procura na Tenda Espirita de Umbanda Rainha de Iemanjá, na rua Rui Barbosa, cidade baixa de Codó.

    Bita do Barão, confessos 89 anos de idade, é um “sujeito alarmado”, como se autodefine. Gosta de tudo grandioso e exerce um poder consciente sobre aqueles que o rodeiam. Sob a proteção de seu teto estão 26 pessoas, trabalhando e se alimentando. O filho de Maria Rosa, nascido em Santo Antônio dos Pretos, um reduto de ex-escravos, que se iniciou aos 5 anos de idade na Umbanda, no mês de agosto não deixa por menos; se investe de todas as divindades para ser o Comendador da República, senhor dos terreiros de Codó e um dos representantes mais expressivos da umbanda no Maranhão e do país. Saiba mais sobre Bita do Barão, que antes da festa para Iemanjá falou para a Caminhos do Maranhão:

CM- Esses trabalhos diários de desgaste espiritual lhe traz cansaço físico?
BB - De algum tempo para cá venho sentindo cansaço.

CM – O senhor não aparenta ter 89 anos. Qual sua fórmula de juventude?
BB - Eu me cuido. Não faço extravagância com comida. Preparo o meu corpo. Às 6 da tarde me recolhe e somente acordo às 4 da manhã para fazer uma caminhada até às 6. Tenho muita força de vontade.

CM – Qual a relação que o Bita mantém com outras religiões?
BB - Eu sou muito católico. Lá fora eles pensam outra coisa. Sou devoto de São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Nazaré.

CM – O senhor tem fama de ser o médium dos políticos. Há uma interferência sua nos rumos da política do Maranhão e do Codó?
BB - Aqui é uma reunião de todo mundo. Eu mesmo não voto.

CM – O senhor ainda trabalha com previsões políticas?
BB - Faço no início do ano. Vejo tantas decepções que as pessoas se espantam. Algumas pessoas depois me dizem que tudo que disse está dando certo. Já vi a prisão dos políticos antes de acontecer.

CM- Que futuro o senhor prever para a governadora Roseana Sarney?
BB - A governadora goza de muito prestígio, tem muita força espírita. Rezo para ela todos os dias. Tiro uma hora todos os dias para fazer uma prece para ela, porque ela é muito perseguida e muita danada. Ela é muito forte e vai manter seus planos.

Caminhos do Maranhão - Ano  Nº 15 - Setembro de 2000