sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O GLOBO - Mais de 90% dos brasileiros aprovam SESI e SENAI

Pesquisa Ibope mostra que maioria reconhece excelência das entidades do Sistema Indústria



Quanto mais conhecem, mais os brasileiros aprovam a atuação do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Entre os entrevistados que afirmam ter informações sobre as instituições, mais de 90% as consideram ótimas ou boas, aponta a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, divulgada pelo Ibope em 13 de dezembro.
Dos respondentes que dizem conhecer bem o SENAI, 94% enquadram a instituição com “ótimo ou bom”, para o SESI a percepção atinge 93%. “O conhecimento sobre as instituições reflete diretamente na opinião dos brasileiros sobre as instituições da indústria: se a pessoa sabe mais de SESI e SENAI, sobe a porcentagem da avaliação positiva”, analisa Renato da Fonseca, gerente de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De forma geral, as instituições ligadas à indústria são bem vistas pela sociedade brasileira. Em toda a população, 69% avaliam o SENAI como ótimo ou bom, e 59% pensam o mesmo sobre o SESI. Entre aqueles que afirmam conhecê-las “mais ou menos”, o percentual de ótimo e bom é 79% em relação ao SENAI e de 76% ao SESI.
O índice torna-se mais satisfatório à medida que as entidades do Sistema Indústria são bastante conhecidas pela população. Oito em cada 10 brasileiros conhecem o SENAI (87%) e o SESI (82%), ainda que apenas de ouvir falar. Outras instituições do Sistema S também possuem alto grau de conhecimento: 89% conhecem o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 85%, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e 80%, o Serviço Social do Comércio (Sesc).
EDUCAÇÃO
O SESI é lembrado por educação, oportunidade e lazer. Entre os entrevistados, 11% relacionaram a instituição à educação e escola; 9% a curso, capacitação ou aperfeiçoamento; 7% a emprego e melhor oportunidade e 4% o associam a lazer, esporte e cultura.
A instituição oferece uma educação de excelência voltada ao mundo do trabalho brasileiro. Em 2017, foram 1,18 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada e educação de jovens e adultos a trabalhadores e dependentes.
Na análise de representantes do SESI, um dos motivos da lembrança da entidade com a educação de qualidade é a aposta nas abordagens pedagógicas modernas. Um exemplo é o STEAM, sigla em inglês que contempla ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A metodologia entende que as áreas do conhecimento devem ser prioridade na formação e precisam ser trabalhadas conjuntamente. No Brasil, a rede SESI é expoente dessa estratégia de ensino.
O SESI vem aprimorando a aplicação do método em 389 escolas por todo o país. Atualmente, 198 mil alunos têm contato com o ensino agregado desses conteúdos. “O conceito de STEAM é a mão na massa. É ter um projeto, resolver um problema, conseguir aplicar as matérias em casos reais. Com isso, despertamos o pensamento crítico em cima do raciocínio lógico”, explica o gerente-executivo de Educação do SESI, Sérgio Gotti.