segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Festival Mercado das Tulhas Maranhão Danças e Festas lança app e abre inscrições

   
Mercado das Tulhas tambem conhecido como feira da Praia Grande
 Vivenciar os novos sabores e a cultura tipicamente maranhenses, no Centro Histórico de São Luís, troca de saberes com professores, pesquisadores e chefs de renome nacional e internacional. Esses são alguns dos atrativos da primeira edição do Festival Mercado das Tulhas “Maranhão Danças e Festas”, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, no Grand São Luís Hotel.  

     A partir desta segunda-feira, 20, estará disponível para plataforma android o aplicativo desenvolvido pela agência digital, Animax. "Nós desenvolvemos um aplicativo de bolso, inovador e intuitivo, para que os participantes tenham acesso a todo conteúdo do Festival, como a programação, receitas e perfil dos chefs, correspondendo com a essência do evento", contou Herika Fernandes da Animax. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do sympla disponível na página @amacmaranhao no Facebook e no Instagram @amac.ma.

    Quem esteve presente no lançamento oficial do evento, ocorrido na quarta-feira (15), no restaurante Alameda Trinta, pode experimentar um pouco da proposta do evento na diversidade de frutas, ervas, carnes e ingredientes da terra na degustação de pratos criativos e saborosos feitos pelos chefs locais a partir de pesquisas das origens e tradições do estado.

    O público presente – entre eles, empresários, funcionários públicos, imprensa – se surpreendeu com o que experimentou. Para a médica Lívia Arraes, frequentadora assídua do restaurante, o jantar se revelou uma agradável e saborosa surpresa. "Foi uma novidade encontrar, no menu de hoje,  sabores diferenciados nos pratos oferecidos, e o mais surpreendente foi saber que esses novos sabores foram proporcionados pela riqueza de ingredientes tipicamente maranhenses", frisa.

     Para a funcionária pública Deia Trinta Paes, o jantar superou as expectativas porque os contrastes de sabores marcaram seu paladar. "Quero parabenizar os chefs por esse maravilhoso misto de sabores, principalmente na salada: o contraste entre o doce e o salgado, a crocância do gergelim torrado e o sabor do babaçu foram perfeitos", parabenizou.

Espaços

     O Festival visa incentivar a cultura, turismo e a gastronomia do estado em um evento gratuito e aberto ao público em geral, a ser realizado na Associação Comercial do Maranhão, Grand São Luís Hotel e no Mercado das Tulhas, no Centro Histórico

    A programação do festival acontecerá em vários espaços, como “Banquete de Palavras”, “No Balcão do Bar”, “Cozinha Show”, “Padaria Show”, “Fogo de Chão”, onde haverá debates temáticos sobre pesquisas, como as feitas nas comunidades tradicionais do interior do estado, palestras e compartilhamentos de experiências de chefs e especialistas, a partir da utilização de ingredientes como buriti, babaçu, castanha do Maranhão e outras plantas alimentícias não convencionais.

Roteiros gastronômicos

    O Festival pretende apresentar opções de novos roteiros gastronômicos, usufruindo da variedade dos biomas do Maranhão, tanto culinários, da entrada à sobremesa, quanto das paisagens naturais, almejando, o crescimento do turismo regional. 

    "Nos Cocais, podemos comer ao som dos cantos das quebradeiras de coco. Já na Raposa, além de conhecermos o artesanato local, passeamos de barco e saboreamos peixes nas dunas. No Mercado das Tulhas, enquanto comemos, compramos produtos, podemos ver apresentações de dança e música”, exemplifica Júnior Ayoub, chef e coordenador do evento, promovido pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC). 

    Segundo Warwick Trinta, o festival tem a preocupação de resgatar e valorizar a matéria-prima. "Buscamos enaltecer o pequeno produtor e sua produção, por ser de qualidade única e ter uma peculiaridade regional que traz ao prato sabores diferentes e marcantes, além de proporcionar a riqueza se sabores e uma melhor qualidade de vida", revela.

Parceiros
Com patrocínio do Grand São Luís Hotel e apoio institucional da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), recebendo deste último também suporte técnico e científico, assim como dos parceiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que realizaram ainda pesquisas e estudos, em conjunto com a AMAC, base do que será apresentado nas aulas. 

     A coordenadora e professora do curso técnico em cozinha do Campus São Luís – Maracanã do IFMA, Graziela da Silva Suzuki, acredita que a participação do IFMA no Festival é a oportunidade de apresentar à sociedade brasileira retorno de parte das contribuições que dá, “além de proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de aprender com os chefs do Maranhão e convidados, que eles irão ‘degustar’ cada palavra, cada técnica apresentada e levar para vida esse conhecimento”, disse. 

     Foi da união da AMAC e Embrapa que surgiram novos produtos culinários, a partir do babaçu e de outras plantas alimentícias não convencionais, segundo a pesquisadora da Embrapa, na área de agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, Guilhermina Cayres. “Convidamos os chefs de cozinha a interagirem com algumas comunidades rurais do Maranhão por meio da realização das oficinas. Eles utilizaram apenas ingredientes locais e mostraram que é possível inovar nos cardápios, criando pratos criativos e nutritivos”, afirma.
.
Outros parceiros fundamentais para a promoção do Festival são: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (SESI), Fazenda Santa Maria, GUAAJA, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), LABOTUR, PSIU e Sindicato dos Bares e Restaurantes do Maranhão (SINDEBARES).