quarta-feira, 6 de junho de 2018

Edgar Rocha expõe em espaço da Vale em Belo Horizonte

     O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) está abrindo portas para a cultura maranhense em outros centros culturais do Brasil. A partir do dia 09 de junho, a exposição Afetos, do fotógrafo Edgar Rocha, poderá ser visitada no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, em Belo Horizonte.

     Afetos apresenta 70 fotografias que retratam o Maranhão e passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes, as celebrações e o especial apreço de Edgar pelos negros, seus saberes e tradições.

     "Temos uma satisfação muito grande em enviar para Minas Gerais uma exposição que retrata o Maranhão tão lindamente. A cultura maranhense ainda não é suficientemente conhecida no Sudeste, procuramos contribuir para mudar isso, mostrando sua força e singularidade. Em breve teremos novas notícias sobre circulação. Estamos trabalhando para abrir mais oportunidades como esta.", afirmou Paula Porta, diretora e curadora do Centro Cultural Vale Maranhão.

     Edgar Rocha é fotógrafo, paulistano, estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos. Suas imagens são inspiradas pelas histórias que ouve, sobretudo aquelas que denotam a sabedoria trazida pela vivência das pessoas que encontrou ao longo de todos esses anos de trabalho.

     “Quando cheguei ao Maranhão fui acolhido pelas pessoas de forma muito especial e isso possibilitou que eu construísse um amplo registro da cultura popular maranhense. A exposição Afetos, que agora viaja para Minas Gerais, é um apanhado do meu olhar afetuoso sobre esse estado que tanto me acolheu. Fico feliz de poder compartilhar esse mesmo olhar com mais pessoas.”, destacou o fotógrafo Edgar Rocha.

     A exposição Afetos ficará aberta à visitação no Memorial Minas Gerais Vale, localizado na Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, no período de 09 de junho a 29 julho.

Itinerância

A Itinerância Cultural é um programa da Fundação Vale que tem como objetivo fomentar o diálogo entre as culturas do Brasil, utilizando a infraestrutura da Vale como: quatro espaços culturais, estações ferroviárias e áreas operacionais que possuem ampla capilaridade no território nacional, para fazer circular a cultura pelo país.

A Fundação Vale acredita que conhecer e reconhecer as expressões culturais brasileiras contribui para o respeito à diversidade e para o desenvolvimento.