segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Morre Humberto Coutinho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
NOTA DE FALECIMENTO
Com imenso pesar,  comunico o falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40  desta segunda-feira (1° de janeiro), na cidade de Caxias (MA). Em seus momentos finais, Dr. Humberto foi assistido por sua inseparável companheira de 50 anos, dra.Cleide Coutinho, filhos, irmãos, irmãs, demais familiares e amigos muito próximos. 
Humberto Coutinho não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos.
O corpo do deputado Humberto Coutinho será velado, no primeiro momento, em sua residência, por familiares. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para que a população de Caxias e de municípios da região possa se despedir do seu grande líder. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, ao lado do Cemitério da Olaria, no bairro Volta Redonda, onde ocorrerá o sepultamento, nesta terça-feira (2), às 10h.
Por ordem do  Presidente em exercício, deputado Othelino Neto, a Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias.
Por determinação do governador Flavio Dino, o deputado Humberto Coutinho será velado e sepultado com honras de chefe de Estado, por ter exercido interinamente o cargo de governador do Maranhão (2016) e ter falecido durante o exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual.
Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão em 1971, promovendo avanços na saúde de Caxias. Criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.
Além de dedicação à medicina, Humberto construiu brilhante carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado de Caxias. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.
Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.
Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.
Consternados, os deputados estaduais para quem o Presidente Humberto se tornou uma unanimidade na política maranhense, lamentam o falecimento do deputado Humberto Coutinho, ao tempo em que se irmanam à dor da esposa, dra. Cleide Coutinho, dos seus filhos George e Georgia, da sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e de toda a população de Caxias e do Maranhão, rogando a Deus conforto e força para superarem a perda deste grande lider.
Cumpro o doloroso dever de informar esta notícia que nunca pensei comunicar.
Carlos Alberto Ferreira
Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão




GOVERNO DO ESTADO

NOTA DE PESAR – Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho


O Governo do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Humberto Coutinho, ao tempo que anuncia luto oficial de sete dias.
Humberto Coutinho foi exemplo de luta e superação para todos os maranhenses. Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, demonstrou compromisso com os interesses do Estado ao conduzir o Legislativo estadual.
Dos mais destacados líderes políticos do Maranhão, Humberto Coutinho ocupou vários cargos públicos, como vereador e prefeito de Caxias, deputado estadual, por várias legislaturas, e governador do Estado interinamente.
O falecimento de Humberto Coutinho deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs de Caxias e de todo o Maranhão.
O Governo do Maranhão transmite irrestrita solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor.



Rubens Pereira Júnior emite nota de pesar pelo falecimento de Humberto Coutinho

 Publicado às 01/01/18 23h57      0      92

Hoje (01) é um dia de tristeza para todos nós. O Maranhão perde um dos seus maiores e mais generosos líderes. Humberto Coutinho sempre foi movido pela paixão por Caxias e pelo estado. Por isso se destacou, tanto na área política, como empresarial. Foi um grande prefeito, deputado estadual atuante e habilidoso presidente da Assembleia Legislativa.
O “Grandão”, como era carinhosamente chamado, teve sua bela trajetória marcada pela integridade. Um homem que lutou por grandes causas do Maranhão, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos do nosso povo. Ficará para nós, o seu bom exemplo, a sua persistência e luta pela vida.
Humberto Coutinho foi um baluarte do nosso campo político. Tornando-se peça fundamental para a vitória da oposição durante as eleições de 2014. Deixará seu legado não apenas na política, mas também como um grande companheiro e amigo.
Neste momento de profunda dor, expresso meus sinceros sentimentos e me solidarizo com a família do nosso eterno Humberto. Rogo a Deus que o receba em seus braços e que conforte o coração de todos por esta perda irreparável.
Rubens Pereira Júnior, deputado federal

Academia Caxiense de Letras emite nota de pesar

 Publicado às 02/01/18 00h26           58

Todas(os) os membros da Academia Caxiense de Letras encontram-se  consternados com o falecimento de Dr. HUMBERTO IVAR ARAÚJO CONTINHO; um dos mais importantes e ilustres caxienses nos cenários políticos municipal e estadual. A Casa de Coelho Neto ao rogar a DEUS, que ilumine e receba seu espírito no Reino dos Céus, solidariza-se com a família e amigos neste momento de pesar e dor.




Nota de pesar

Trajetória, amor e dedicação

 Publicado às 02/01/18 00h45           29