domingo, 14 de janeiro de 2018

IFMA de Imperatriz (MA) se destaca no topo do ENEM 2016



    A unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, de Imperatriz (MA) está entre as escolas de ensino médio público com maior desempenho no ENEM 2016 , segundo levantamento realizado em 14 estados da federação. Desde o ano passado o Ministério da Educação deixou de divulgar a média por escolas. O assunto é reportagem deste domingo, 14, do jornal Folha de S. Paulo.

    Em todos os 14 estados, os institutos se destacaram com as maiores notas das escolas da rede pública de ensino. Os institutos oferecem ensino médio integrado ao técnico. São 644 campi no país com 878 mil alunos matriculados.

    Com nota 578,23, os alunos do campus do IFMA em Imperatriz ocuparam a décima segunda posição  no estado na avaliação do ENEM. Entre o desempenho dos alunos dos institutos em todo país, a unidade no Maranhão obteve a nona posição. A média nacional nos institutos no ano referido do ENEM foi de 564,93, apenas 3% abaixo da escolas de ensino privado. O IFES de Vitória (ES) obteve a maior média entre as unidades, com 651,83 pontos.

     Por outro lado, a queda no orçamento acentuada a partir do governo Temer chega a 14%.  Para 2018, o orçamento previsto é de R$ 3,37 bilhões, sem levar em consideração os contingenciamentos registrados nos últimos anos. A redução de investimento tem provocado cancelamento de projetos e depauperação da infraestrutura.