segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Caixeiras da Família Menezes participam do Encontro de Culturas do Mundo

   

    As caixeiras da Família Menezes, do Maranhão, vão apresentar o Baião de Princesas e brincadeiras cantadas no Encontro de Culturas do Mundo, que acontece entre 18 e 22 de janeiro no Espaço Cultural Tangará Mirim, em Imbassaí, na Bahia. 

    Grupos de dança da Suíça, Argentina, Palestina, Congo, Cuba, França, Guiné e do Brasil, além de representantes das etnias indígenas Guarani, Fulni-ô e Kayapó estarão no encontro. Na programação, o analista junguiano Roberto Gambini vai salar sobre a "Alma ancestral do Brasil". 

    O evento é realizado pelo Centro de Estudos Universais - associação sem fins lucrativos que realiza festivais de músicas e danças étnicas pelo projeto Dançando pela Paz  - em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (GO). Criado em 2015, em meio à natureza e perto da praia e mata de Imbassaí, distrito da Mata de São João, na Bahia, o Espaço Cultural Tangará Mirim acolhe eventos, encontros e atividades que promovam saíde, bem-estar e arte.

Família Menezes
    Representada pelas irmãs Anunciação (Dindinha), Maria José (Zezé), Maria das Graças (Gracinha) e pelos seus filhos: Henrique, Bartira, Ney, Téo e Rômulo Menezes, são ainda responsáveis pelo desenvolvimento de muitas brincadeiras populares em São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro como Ladainha, Reis do Oriente, Quadrilha do Oeste, Presépio vivo, Baile de Natal, Tambor de Crioula, Cacuriá, Caroço, Bumba-meu-boi, Queima de palhinha, Comédias, Bois de cofo de Farinha d’agua, Festa do Divino Espirito Santo, Bloco de sujo, Lelê, Baile de Caixa, Bambaê ou Carimbó de caixa entre outras.
    
    Buscando as raizes da Família Menezes, encontramos José Maria de Menezes, o patriarca da família que tocava violão, cantava e compunha sambas e poesias. Francisca Reis de Menezes, curadeira, rezadeira de ladainha, compositora e dançante dos terreiro do Engenho e da Turquia (Matriarca da Família).
    
    Hoje, residindo no bairro de Fátima, os Menezes tem em seu histórico a realização de Festa do Divino desde o ano de 1943, em São Luís do Maranhão. A partir do ano 2000, depois de oficinas de caixa do Divino realizadas na Associação Cultural Cachuêra, surgiu a ideia de ser feita uma demonstração da festa na capital paulista, sendo então levadas roupas e todos os preparativos desde esta data, tem sido realizado anualmente a festa do Divino Espírito Santo na cidade de São Paulo.

    Ainda neste período de 2000, reencontrando o grupo paulista A Barca, foi formada uma parceria muito bacana. Participando de ensaios do grupo onde foi passado algumas composições (doutrinas) religiosas de cura e baião de princesas da Dona Francisca Reis de Menezes (Flor Jurema, Tapuia Jacarandá, Carro Tombador, Maria da Graça). O grupo A Barca, juntamente com a Família Menezes e da casa Fanti-Ashanti, gravou um CD chamado Baião de Princesas. A Família faz parte  desta conhecida casa de culto de São Luís, desde 1960, casa dirigida pelo Talabyan Euclides Menezes.


Quem são:

           -  Anunciação de Maria Reis Menezes (Dindinha) - Ebame da Casa Fanti-Ashanti, Caixeira do Divino e Cantora;

           - Maria José Reis de Menezes (Zezé) - Ekédi da Casa Fanti-Ashanti, Caixeira do Divino, Cantora, Compositora e Líder Comunitária. 

           - Maria das Graças Reis de Menezes (Graça) - Cantora, Compositora, Caixeira do Divino e Arte-Educadora

           - Henrique Menezes - Ogã Alabê da Casa Fanti-Ashanti, Cantor, Músico, Compositor e Arte-Educador

           - Bartira Menezes - Cantora, Dançarina, coreógrafa, Caixeira do Divino e Arte-Educadora;

           - Ney Menezes - Percussionista 
           
           - Téo Menezes - Percusionista e Arte-Educador

           - Rômolu Menezes - Ogã da Casa Fanti-Ashanti, percussionista e cinegrafista


    Hoje, morando em São Paulo, Graça, Henrique, Bartira e Téo Menezes, vivem cantando, tocando e animando as festas, em diversos espaços e cidades. Duas ou três vezes ao ano, a família toda se enconta em São Paulo, de abril a maio, e em São Luís, entre junho e julho e em setembro.