terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pesquisa premiada pela Fapema aponta que Barreirinhas consome água imprópria


    

    Parte da população de Barreirinhas, portal de entrada dos Lençóis Maranhense, que se utiliza do sistema de poços, consome água sem condições ideais, fora dos parâmetros estabelecidos pela portaria 2.914 de 2011, do Ministério da Saúde.  A constatação foi apresentada em trabalho de pequisa realizada pela estudante Nilciane Sousa Pereira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, ganhadora do Prêmio Fapema - 2017, na categoria Pesquisador Júnior.
    
    O trabalho da estudante do IFMA constatou que sem tratamento, a água consumida pela população que extrai água subterrânea para todas as necessidades, apresenta alto nível de contaminação. O resultado da pesquisa de Nilciane apontou ainda que na água extraída de poços em um raio de 2 km de área de depósito de esgoto há presença em nível elevado da bactéria Escherichia Coli,  que em grandes quantidades pode causar infecção intestinal. No período das chuvas, o quadro de doentes com quadro clínico semelhante cresce exponencialmente.

    De acordo com a portaria do MS, quando for identificado média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.

    A água no município é fornecida pela Companhia de Saneamento ambiental do Maranhão, Caema. O fornecimento irregular de água faz com que moradores recorram aos poços. Segundo a portaria, compete às secretarias de saúde dos municípios exercer a vigilância da qualidade da água em sua área de competência, em articulação com os responsáveis pelo controle da qualidade da para consumo humano.