quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Maranhão vai usar aplicativo desenvolvido no PI para combater violência contra mulher

    O Maranhão vai utilizar o aplicativo Salve Maria, ferramenta desenvolvida pelo governo do Piauí que pode salvar vidas de mulheres. Esta semana, a coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, Kazumi Tanaka, esteve na sede da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí, órgão que criou o aplicativo, para tratar sobre parceria estadual para implantar a tecnologia no Estado.

    O Salve Maria permite que casos de agressão praticados contra a mulher sejam denunciados de maneira anônima tanto pela vítima, como por terceiros, criando uma rede de proteção à mulher. A denúncia pode ser realizada de duas formas, sendo uma através do botão do pânico, quando a agressão é iminente ou já está ocorrendo e ainda através de um formulário com informações sobre o caso denunciado.

    Lançado em março deste ano, essa ferramenta tecnológica de combate ao feminicídio já recebeu 116 denúncias e mais de três mil downloads. O Salve Maria pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone na loja virtual Play Store. Em breve estará disponível para outras plataformas como iOS.

     Ao apertar o Botão do Pânico, o aplicativo envia um alerta a uma unidade policial com a localização da vítima. Com isso, a viatura ou o efetivo mais próximo é destacado para atender o chamado, garantindo um atendimento mais célere. Já por meio do formulário, parentes, vizinhos, pessoas em geral podem anexar fotos, vídeos, imagens e áudios às informações da denúncia, também de maneira anônima.

    A tecnologia chamou atenção de autoridades dos Estados Unidos da América. A delegada Tanaka disse que o governo do Maranhão tem amplo interesse em usar a tecnologia para conter a violência contra as mulheres maranhenses.