terça-feira, 10 de outubro de 2017

Novo trabalho de Vitor Ramil tem participação de Zeca Baleiro

     



Com capa que expõe foto de Marcelo Soares, direção de arte de Felipe Taborda e design de Augusto Erthal, o álbum Campos neutrais chega ao mercado fonográfico na próxima sexta-feira, 13 de outubro de 2017. Trata-se do primeiro disco autoral com músicas inéditas do cantor, compositor e músico gaúcho Vitor Ramil desde Délibab (2010), CD lançado há sete anos. Produzido pelo próprio Ramil, o álbum Campos neutrais foi gravado por Moogie Canazio no estúdio Audio Porto, na cidade Porto Alegre (RS), e mixado em Los Angeles (EUA).


     O título do 11º álbum da discografia desse artista nascido em Pelotas (RS), Campos neutrais, é também o nome de uma das 15 músicas que compõem o repertório do disco. Por meio desse repertório, Ramil expõe o significado histórico do termo Campos neutrais, cuja origem remete a uma área neutra do século XVIII, situada próxima do Rio Grande do Sul e delimitada em 1777 pelo Tratado de Santo Ildefonso, assinado pelos reinos de Portugal e Espanha.



    Com repertório composto em três idiomas (português, espanhol e inglês), o álbum Campos neutrais alinha parcerias de Ramil com o paraibano Chico César (Olho d'água, água d'olho, música com melodia de Chico e letra de Ramil), o maranhense Zeca Baleiro, o paraense Joãozinho Gomes e com a poeta pelotense Angélica Freitas. O repertório inclui música composta por Ramil a partir de versos de poema do português Antônio Boto, versão em português do compositor norte-americano Bob Dylan (Sara, música de 1986 que virou Anana versão de Ramil) e tema do galego Xöel Lopez.



O disco tem participações vocais de Chico César, de Zeca Baleiro e de Gutcha Ramil, sobrinha de Vitor, além dos toques das percussões do argentino Santiago Vazquez, dos metais do Quinteto Porto Alegre (orquestrados pelo porto-alegrense Vagner Cunha), da guitarra elétrica do também porto-alegrense (e integrante do grupo gaúcho Apanhador Só) Felipe Zancanaro e do violão do argentino Carlos Moscardini.