terça-feira, 17 de outubro de 2017

Bira do Pindaré diz que portaria sobre trabalho escravo é retrocesso vergonhoso

O deputado Bira do Pindaré entende que a decisão do Ministério do Trabalho do governo Temer sobre a fiscalização do trabalho escravo é mais um artifício que setores poderosos tentam driblar o Código Penal Brasileiro. O crime é previsto no artigo nº 149.

Para o parlamentar, a portaria do Ministério do Trabalho objetiva dificultara caracterização do crime. Bira do Pindaré enxerga a medida como mais uma manobra que o presidente Temer utiliza para se manter no poder.

“É mais uma moeda que ele utiliza. Assim como fez com emendas, agora está utilizando mecanismo para favorecer bancadas, atendendo pleitos em troca de votos para permanecer no comando do Brasil”, disse o deputado do PSB.

Ex-delegado do Trabalho no Maranhão, Bira do Pindaré enxerga os efeitos devastadores da medida estado. Considera a portaria um retrocesso vergonhoso, porque cria novas medidas que dificultam o trabalho da fiscalização.


Segundo a Portaria, a fiscalização passa a exigir a presença de agente da Polícia Federal com a missão de lavrar termo de ocorrência no ato. “Eles querem suprimir a boa-fé do auditor fiscal do trabalho. A Policia Federal sempre esteve presente nas operações para oferecer proteção e não para criar embaraço a mais”, ressaltou. De acordo com o deputado maranhenses, entidades internacionais e até a Organização Internacional do Trabalho, OIT, está rebatendo a medida.