quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Prefeito quer retirar artesãos rosarienses da Festa de São José de Ribamar



    O prefeito de São José de Ribamar, Luiz Fernando Silva (PSDB), ameaça um dos traços mais tradicionais do Festejo do santo padroeiro do Maranhão e Ceará. Silva restringiu o espaço para artesãos de cerâmica de Rosário. 
    
    Há mais de cem anos, desde tempo imemoriais da festa do santo de botas, quando a luz cheia iluminava o caminhos dos romeiros por mar e terra, os artesãos têm espaço garantido. De primeiro, como diz o povo ribamarense, eles ficavam nas imediações da igreja. Com o tempo, se estabeleceram por conveniência na região do cais do Barbosa. Era o local de desembarque da mercadoria, trazida por via marítima.

    À primeira vista o prefeito não apresentou razões para a proibição da presença dos artesãos rosarienses. Imprensou meia dúzia deles nas proximidades do acesso ao cais reformado. Além dos constrangimento, os artesãos ficaram ao relento sem energia elétrica para facilitar a comercialização. A prefeitura anuncia que vai cobrar uma taxa de ocupação para o exíguo número de artesãos. 

    Não há argumento plausível para a atitude da prefeitura. Luiz Fernando Silva tem comprado briga com o comercio informal na cidade. A título de disciplinamento tem retirado oportunidade de renda da população sem perspectiva em um município que tem arrecadação constituional e capacidade zero de geração de emprego. A prefeitura segue a política neoliberal escorada no assistencialismo.