terça-feira, 30 de maio de 2017

Filme rodado em São Luís em 1973 está na programação de mostra de cinema ecológico




    
    O filme "Uirá, um índio em busca de Deus" está na programação da 6ª Mostra Ecofalante do Cinema Ambiental, evento audiovisual dedicado a temas socioambientais que acontece de 1º a 14 de junho em 30 salas de exibição em São Paulo. O homenageado do ano é o cineasta Vicente Carelli, diretor de "Martírio", exibido em São Luís no Cine Praia Grande. Na programação estão 100 filmes de 26 países.

    Uirá, produção de 1973 dirigida por Gustavo Dahl, integra a programação do bloco "A Amazônia no imaginário cinematográfico brasileiro". Rodado no Maranhão o filme tem no elenco Eugênio Giusti, José Santos e Sandoval que participam como coadjuvantes. Conta a história de Uirá, um índio Urubu que abandona sua aldeia, no interio do Maranhão, em busca de Maíra, o criador do mundo, após a morte do filho.

    Em São Luís ele é preso e libertado por um funcionário do Serrviço de Proteção ao Índios, SPI, substituído na política do governo pela Funai.

    Uirá se sente prisioneiro e caminha para a morte no rio Anil. O filme está no acervo do Mavan e mostra como estava o estado de conservação do acervo arquitetônico da cidade na década de 70.