sábado, 18 de fevereiro de 2017

Vespasiano Ramos ganha biografia de jornalista em Porto Velho (RO)

   
O jornalista Júlio Olivar lança em março, em Porto Velho, o livro "O poeta que morreu de amor" (Editora Temática, 124 páginas) que conta a história do poeta Vespasiano Ramos. 
    Nascido no estado do Maranhão, Vespasiano morreu em Porto Velho em 1916, aos 32 anos. Na época, ele estava lançando seu primeiro e único livro, "Cousa Alguma", que foi muito bem recebido pela crítica especializada do Brasil, principalmente na então capital da República, o Rio de Janeiro.
    Personalidade controvertida e boêmio inveterado, veio do Maranhão para Porto Velho fugindo de um amor mal resolvido pela sua musa inspiradora. Acabou sendo "vítima" deste sentimento quando enveredou pelas noites-sem-fim que o mataram aos poucos. 
    A biografia está contextualizada à história da terra natal do poeta, Caxias (MA) - cidade em que também nasceu Gonçalves Dias e tantos intelectuais reconhecidos nacionalmente  - e à formação da atual capital de Rondônia que tinha apenas um ano de instalação quando Vespasiano aqui aportou e morreu; faz um passeio pela vida sócio-cultural e a relevância da presença do poeta naquela fase e nos anos que se seguiram em Porto Velho. 
    "O poeta que morreu de amor" é o sexto livro de autoria de Júlio Olivar, atual presidente de Academia Rondoniense de Letras. A obra traz fotos, documentos e depoimentos inéditos, sendo prefaciada pelo jornalista Domingues Junior e apresentada pelo escritor William Haverly Martins.