sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Ministério do Meio Ambiente 8ª mostra do Circuito Tela Verde

    Nesta sexta-feira (7/10), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança a chamada da 8ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV), destinada a produtores de vídeo engajados com a temática ambiental. O lançamento acontece no evento Green Move, no Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília. 
    O Green Move Festival é um evento democrático e gratuito. O tema deste ano é “Cerrado, o Berço das Águas”. O festival estimula atitudes positivas e conscientes para um mundo melhor para estas e futuras gerações. 
    O lançamento da chamada do 8º CTV será feito pela diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, durante o encerramento do Seminário Green, às 16h45. Também participam da mesa de encerramento o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, e o artista plástico e ambientalista defensor do Cerrado, Siron Franco.
    “A cada edição, esperamos ampliar cada vez mais a discussão sobre as questões da educação ambiental por meio das produções audiovisuais”, destaca a analista ambiental e coordenadora do Circuito Tela Verde, Patrícia Barbosa. Segundo ela, a linguagem audiovisual “aproxima muito a sociedade das políticas públicas”.
COMO PARTICIPAR
    Produtores de todo o Brasil têm até o dia 7 de novembro para inscrever seus vídeos sobre temáticas socioambientais na 8ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde. O objetivo da mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social. A mostra atende à demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídia.
    O CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. 
Qualquer pessoa ou instituição pode encaminhar vídeos para a mostra: indivíduos, escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades ou produtoras.
Os vídeos podem ser curtas-metragens, vinhetas, animações, documentários, vídeos-denúncia, produzidos com qualquer meio de captura de imagem e som - filmadoras, câmeras de celular e câmeras digitais.
Os selecionados farão parte de um kit que será distribuído para as instituições que se cadastrarem como espaços exibidores. Para este cadastramento, será aberta outra chamada pública, no início de 2017. Além dos kits distribuídos, as obras também serão disponibilizadas na internet, para o público geral.
SAIBA MAIS
Em junho deste ano, o Circuito lançou a 7ª edição e distribuiu material audiovisual aos 544 espaços exibidores selecionados. Para quem tem interesse em exibir os vídeos da mostra e perdeu o prazo para se cadastrar como espaço exibidor, o material está disponível na plataforma Videocamp
As edições passadas também se encontram no canal do Youtube do MMA. Para mais informações, entre na página do Circuito Tela Verde e acesse o regulamento.