sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Rodrigo Maia extingue conselho da EBC que tinha participação da sociedade

    O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação foi extinto no dia 1º de setembro pelo presidente em exercício Rodrigo Maia, exatamente no dia em que estava marcada a audiência pública  para discutir a produção independente da rede nacional de comunicação pública. Na mesma medida, Maia demitiu o jornalista Ricardo Melo da presidência da EBC. Melo fora demitido por Temer no primeiro momento da interinidade, mas retornou por medida judicial. Agora tentará o mesmo caminho.
    "É uma medida absolutamente autoritária e mostra o desrespeito desse governo biônico com o Supremo Tribunal Federal, que já tinha dado liminar para manter Melo na presidência da empresa", afirma Marco Aurélio de Carvalho, advogado do jornalista.
    Na audiência convocada pelo conselho, público, especialistas e profissionais d audiovisual discutiriam com a sociedade os desafios para esses setores nas áreas de financiamento, troca de conteúdo, participação social, regionalização, novos formatos e tecnologias. O edital para a convocação foi publicado no Diário Oficial da União em 14 de agosto.
    Nesta sexta-feira, 2, o Conselho voltaria a se reunir na 63º Reunião Ordinária. Na pauta da plenária está a análise da EBC no panorama político do país e da nova grade de programação da TV Brasil e das rádios EBC. 
    O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) era formado por cinco  membros. A sociedade civil contava com 15 cadeiras, sendo reservado 40% das vagas para negros (as).  Estava também sendo estudada a necessidade de admissão de profissionais das áreas de educação, artes e produção audiovisual, entre outras.