domingo, 11 de setembro de 2016

Campanha de Iziane do Basquete é destaque no jornal O Globo

Ex-atletas usam Olimpíada na busca pelos eleitores

‘Iziane do Basquete’ é como ex-jogadora se apresenta nos santinhos; Rodrigão, do vôlei, concorre para vereador

Em 12 de agosto, a seleção feminina de basquete enfrentava um drama na Olimpíada. No dia anterior, as brasileiras foram eliminadas da competição pela França, após quatro derrotas consecutivas. E, no dia seguinte, o time perderia a quinta e última partida, para a Turquia. Em meio à adrenalina de uma competição olímpica, a ala Iziane Castro, de 34 anos, tinha um olho no Rio e outro em São Luís. Às 17h25m daquele dia 12, a candidatura da atleta a vereadora na capital maranhense foi registrada na Justiça Eleitoral. A ala se aposentou das quadras, voltou a São Luís e já começou a pedir voto nas ruas. Nos santinhos, o nome é “Iziane do Basquete”.
FOTOS ARQUIVO PESSOAL/8-9-2016Das quadras para a Câmara. Ex-jogadora da seleção de basquete, Iziane faz campanha em São Luís, como candidata a vereadora
— Ouço muito nas ruas: “Vi você nos Jogos. Não ganhou, mas valeu.” Se tivéssemos ganhado, claro que teríamos uma mídia muito maior. Também ouço: “Se você tivesse uma medalha, seria a mais votada de São Luís” — conta Iziane, que disputa o cargo pelo PSL.
Iziane vai atrás dos eleitores com as roupas de jogadora. A decisão de ser candidata foi tomada na véspera de entrar na Vila dos Atletas no Rio. E a ex-jogadora não é a única que tenta surfar na visibilidade conferida pela Olimpíada do Rio. A coordenadora técnica da equipe feminina de ginástica artística, Georgette Vidor, deixou os Jogos Olímpicos diretamente para sua campanha ao cargo de vereadora no Rio. Georgette, do PPS, começou a pedir voto na rua no dia seguinte à participação da ginasta Flavinha Saraiva na competição, a última da equipe a competir, obtendo um quinto lugar na classificação final.
Os irmãos Daniele e Diego Hypolito gravaram mensagens pedindo votos para Georgette. Ela chegou a disputar medalhas e ele levou uma inédita prata no solo. A campanha de Georgette, hoje, faz uma carreata no bairro de Flavinha, e a ginasta participa.
— A Olimpíada foi importante em visibilidade para a campanha — reconhece Georgette.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra a existência de 218 candidatos atletas ou técnicos esportivos nestas eleições. Entre eles, estão competidores e medalhistas olímpicos. Rodrigão, do vôlei, ganhou medalhas de ouro, em Atenas (2004), e de prata, em Pequim (2008) e Londres (2012). Ele disputa mandato de vereador em Praia Grande (SP), pelo PRB. Marta, ídolo de uma geração do basquete feminino, foi prata, em Atlanta (1996), e bronze, em Sydney (2000) — ela tenta se eleger vereadora em Santo André (SP), pelo PDT. Marta foi secretária de Esporte e Lazer em Santo André, a partir de 2013, e deixou o cargo há quatro meses para entrar na disputa eleitoral, pela primeira vez na vida. A rotina da ex-jogadora é fazer panfletagem pela cidade.
— Muitos dizem que vão votar pelas medalhas que ganhei. Atleta não gosta de perder nem “par ou ímpar”. Entrei para ganhar — diz Marta.
Deste grupo, Georgette é a mais experiente na política. Foi deputada estadual pelo PP entre 2003 e 2006. Na gestão do prefeito Eduardo Paes (PMDB), exerceu o cargo de secretária de Pessoa com Deficiência. Em sua quarta disputa eleitoral, além de buscar votos, Georgette também acompanha o desempenho de 18 atletas que estão disputando a Paralimpíada, que contam com apoio da secretaria: 15 deles com grandes chances de ganhar uma medalha.