quarta-feira, 21 de setembro de 2016

49º Festival de Cinema de Brasília: 'Bodas de Papel' do Maranhão na mostra competitiva

   
Breno Nina no filme 'O último cine drive-in'
O curta-metragem 'Bodas de Papel', dirigido pelo maranhense Breno Nina e Keyci Martins, radicada em São Luís, está na programação da Mostra competitiva do 49º Festival de Cinema de Brasília que abriu nesta terça-feira, 20, e prossegue até o dia 27 de setembro.
    Área Maranhão e Breno Nina estão no elenco do filme produzido pela Escola de Cinema do Estado do Maranhão. Com o filme 'O último cine drive-in", produção de 1984, Breno Nina ganhou o prêmio de melhor ator no festival de Gramado. A sinopse do filme se expressa em verso de um dos homônimos do poeta português Fernando pessoa, Bernardo Soares: "A decadência e a perda total da inconsciência; porque a inconsciências é o fundamento da vida. O coração, se pudesse pensar, pararia".
    Também do Maranhão, nascida em Bom Jardim, Patrícia Guajajara serã uma das debatedoras da mesa 2 do encontro Produção audivisual, identidade e diversidade que trata do cnema indígena, dinâmicas elaborativas e protagonismo político s e cultural dos índios. A mesa indaga ainda que políticas de fomento são necessários para alavancar a reconhecida emergência de um cinema indígena no Brasil.
Quem são eles:
BRENO NINAnasceu em São Luís do Maranhão, onde ingressou no teatro aos 13 anos. Mudou-se para a capital federal e graduou-se em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB). Escreveu e dirigiu, ao lado de Elias Guerra, o curta 'A menor distância entre dois pontos', contemplado no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2016, escreveu e dirigiu os curtas 'Com o Tempo' e 'Bodas de Papel'. No teatro, integrou o grupo pesquisa dirigido por Hugo Rodas e o elenco da peça 'Plano sobre queda' (Áreas Coletivo), dirigida por Miwa Yanagizawa e contemplada com o prêmio Miriam Muniz. Protagonizou o longa brasiliense 'O Último Cine Drive-in' (2014), de Iberê Carvalho, Melhor Ator no 43º Festival de Gramado, 18º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este e no 38º Festival Guarnicê, São Luís.
KEYCI MARTINS é produtora e historiadora, radicada em São Luís. Integrou o Éguas Coletivo Audiovisual, no qual produziu em 2012 o longa 'Luíses - Solrealismo Maranhense'. Sócia da Gritos Produtora Audiovisual, assina a direção de produção e produção executiva da série 'Ocupantes', contemplada no edital do FSA TVs Públicas 2015, atualmente em fase de pós-produção. Em 2016, faz sua estreia na direção com o curta 'Bodas de papel'. 

Programação
24/9. sábado
14h, Kubitschek Plaza Hotel, salão Leopoldina, acesso livre
encontro PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, IDENTIDADE E DIVERSIDADE – um olhar dos realizadores afrobrasileiros e indígenas sobre o cenário brasileiro do audiovisual
Exibições
25/9 . domingo 
21h30, Cine Brasília 
REPRISE
26/9 . segunda-feira 17h, Cine Cultura Liberty Mall, entrada franca 
Debate sobre 'Bodas de papel'
26/9 . segunda-feira 
11h30, Kubitschek Plaza Hotel, salão Caxambu,
acesso livre