terça-feira, 23 de agosto de 2016

Teatrólogo nascido em Lago da Pedra recebe título de cidadão piauiense

   
    Por iniciativa do deputado licenciado e secretáro estadual de cultura, Fábio Novo (PT), o teatrólogo maranhense Francisco de Assis Gomes Campelo, mais conhecido como “Acy Campelo”, recebeu na manhã desta terça-feira(23) o título de cidadania piauiense.
    O plenário da Assembleia Legislativa ficou lotado de parentes, amigos e o pessoal ligado à cultura piauiense. A mesa de honra foi composta por representantes de entidades ligadas ao setor, como o escritor Herculano Moraes, da APL e Lary Sales, presidente do Sindicato dos Artistas. Como convidados especiais o secretário das Cidades, deputado licenciado Fábio Xavier; o vereador de Timon, Lázaro Martins e o comandante do 2o. BEC, coronel Francisco Rafael, dentre outros.
    Autor do projeto de lei que concedeu o título de cidadania piauiense a Acy Campelo em abril de 2014, o deputado Fábio Novo destacou a sua luta de mais de 40 anos em prol da cultura piauiense, ele que nasceu em Lago da Pedra, no Maranhão.
    Fábio Novo falou dos feitos de Acy Campelo na produção de texto e dramatização de peças que foram apresentadas na maioria dos estados brasileiros, ganhando prêmios com a maioria delas. Hoje Acy é presidente da Federação de Teatro Amador do Piauí, entidade que ele ajudou a fundar e foi o primeiro filiado, em 1989.
    Já o novo piauiense fez um discurso emocionado agradecendo a presença dos amigos e dos familiares. Citou os nomes dos irmãos, da mulher e das filhas e quase chorou quando a sua primeira netinha leu um poema de sua autoria destacando sua luta e seu caráter. Acy também destacou o trabalho da mãe para criar a família sempre mudando  de lugar, já que o pai precisava fugir da perseguição do regime militar. Nestas andanças ele vai parar no Piauí duas vezes.
    Acy concluiu dizendo que se sente honrado com o homenagem que recebeu  e se considera “a testemunha viva da história da cultura piauiense”.
Fonte: Assembleia Legislativa do Piauí