quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Eleições 2016:Candidatos mudam de cor/raça no intervalo eleitoral

     A candidata a prefeita de São Luís da coligação "São Luís de Verdade", Eliziane Gama (PPS), contraria a tese do embranquecimento, imperiosa no início do século passado, segundo a qual o elemento branco vindo para o Brasil em levas migratórias acabaria sufocando os traços do negro no país. 
    Segundo as projeções de correntes intelectuais da época num intervalo de um século,
portanto aqui e agora, os brancos seriam padrões genéticos hegemônico no continente americano.
    Em 2014, quando participou das eleições disputando uma das 18 vagas na Câmara Federal pelo Maranhão, a então deputada estadual declarou ser branca. Neste ano, a candidata a prefeito da capital maranhense declarou na ficha da Justiça Eleitoral ser da cor/raça Preta.
    Dois anos foi tempo suficiente para Rose Sales desbotar. Por pouco não confirmou a tese. Era Negra quando disputou a eleições proporcionais para deputada federal em 2014 pelo PCdoB. A ex-comunista este ano declarou ser Parda
   Das duas, Rose Sales têm um pé no movimento negro, calcado após viagem ao continente africano em missão da câmara dos Vereadores de São Luís. Depois disso assumiu a negritude visual e em tímida postura política pela causa. Eliziane Gama jamais contemplou a maior parcela da população maranhense com projetos que assegurem direitos ou conquistas sociais para pobres pretos.
     Claudia Durans e Fábio Câmara continuaram sendo pretos como nas eleições anteriores. Wellington do Curso continuou sendo o mesmo pardo de 2014, assim como o candidato do PSOL, Waldeny Barros. Edivaldo Holanda Júnior, Zé Luís Lago e Eduardo Braide se entendem como brancos.

CANDIDATAS QUE MUDARAM DE COR


Eleições 2014

Eleições 2016


                                                             Eleições 2016

Eleições 2014



COR/RAÇA DOS CANDIDATOS A PREFEITO