quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Maranhão não será destaque no Marquês de Sapucaí da Escola Beija-Flor

Marquês de Sapucaí
    A Beija-Flor de Nilópolis faz um novo link com o Maranhão. Desta vez, sem o auxílio luxuoso dos cofres do erário estadual, a escola de samba que colocou o  maranhense Joãosinho Trinta no pódim dos imortais homenageia o Marquês de Sapucai. O nobre dá nome ao espaço de desfile carioca, mais conhecido atualmente como Sambódromo.
    Sapucaí que nasceu em Minas com o nome de Cândido José de Araújo e foi presidente do Maranhão no Período Regencial (1831-1840). Foi uma espécie de governador por lei imperial de D. Pedro I entre 14 de janeiro de 1829 a 13 de outubro de 1832. Antecedeu um Vieira da Silva e o Barão de Pindaré, um Costa Ferreira. Até outro dia esses dois nomes ainda soavam na política maranhense. Cândido de Araújo não deixou raízes aqui.
    O carnavalesco Fran Sérgio tem a história na mão. Não se sabe se levará para a avenida, pois são poucos os brilhos da passagem de Cândido pelo Maranhão. Tudo indica que não, ainda mais sem o faz-me rir governamental desfrutado pela escola noutros carnavais.
     Foi este Barão de Sapucaí quem referendou a lei que tornou "Vossa Excelência" em tratamento respeitoso ao senadores. Nem imaginava que no futuro, a forma solene viraria um deboche. Dirigido até mesmo a presidiário.