sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Silvio Tendler estreia na TV Brasil programa inspirado em obra de Ferreira Gullar

Silvio Tendler desembarcou com sua equipe na capital francesa no dia 12 de novembro para gravar, na feira Paris Photo, entrevistas para a nova temporada de “Caçadores da alma”, série sobre fotografia que estreia no ano que vem no canal Curta!. Com a suspensão do evento após os atentados terroristas do dia 13, o cineasta levou sua câmera para a Place de la République e registrou a reação das pessoas nas ruas. As imagens serão vistas em “Sonhos interrompidos”. O projeto, que retrata a cena cultural e boêmia das décadas de 1960 e 1970 e fala dos ideais da geração do diretor, renderá outro programa, além de um longa-metragem.
DIVULGAÇÃOVizinhos. Tendler se inspirou no “Poema sujo”, do escritor Ferreira Gullar
Aos 65 anos, o documentarista, que contabiliza 60 filmes, entre longas, médias e curtas, realiza vários trabalhos de forma simultânea. Amanhã, Tendler estreia a série “Há muitas noites na noite”, na TV Brasil — mais um projeto que será exibido na TV antes de ganhar versão para o cinema. E também já está envolvido com a série (para o mesmo Curta!) e o longa baseado no livro “Alma imoral”, de Nilton Bonder — o trabalho não tem relação com a peça estrelada por Clarice Niskier inspirada na mesma obra.
— O documentário tem um tempo de maturação, diferentemente da ficção. É uma coisa para você usufruir, trabalhar cada fotograma. Você precisa pensar, buscar material e soluções viáveis. Por isso faço várias coisas simultaneamente — conta Tendler.
Inspirada no “Poema sujo”, livro escrito por Ferreira Gullar no período do exílio do autor na Argentina, em 1975, a série documental “Há muitas noites na noite” terá sete episódios, cada um com 26 minutos.
— Sou vizinho do Ferreira Gullar em Copacabana, e nos encontramos ao longo da vida. Sempre fui fascinado pelo “Poema sujo”. Essa ideia de fazer um filme sobre uma poesia era uma coisa que me perseguia — conta o cineasta, que está há cinco anos envolvido com o projeto e começa a rodar em janeiro a versão para o cinema de “Há muitas noites na noite”.
“TODO PÚBLICO ME INTERESSA” O programa entrelaça a trajetória pessoal e política de Ferreira Gullar a partir de 1964, quando o escritor passa a fazer parte do Centro Popular de Cultura (CPC). Fala sobre o exílio do poeta na União Soviética e em países da América Latina e recorda as dificuldades de Gullar longe da mulher e dos filhos.
O primeiro episódio da série aborda a filiação de Gullar ao Partido Comunista após o golpe de 1964. E relembra a fundação do Grupo Opinião, uma das formas de resistência artística ao regime, do qual participam nomes como Vianinha, Thereza Aragão, mulher de Gullar, Zé Keti, Nara Leão e Maria Bethânia.
Com poucas imagens da época — “uma pessoa que viveu na clandestinidade não costuma registrar seus passos” —, Tendler foi atrás de muita gente e contou ainda com um arquivo fotográfico. Ele ouviu intelectuais, artistas e amigos de Gullar como Agildo Ribeiro, Zelito Viana, Bethânia, Fagner, Alcione, Cacá Diegues, Cecil Thiré, Zuenir Ventura, entre outros. Alguns deles irão aparecer recitando o poema. O diretor separou os episódios 4, 5 e 6 para apresentar o “Poema sujo” por meio de uma leitura da obra.
O último programa fala do encontro entre Gullar e Vinicius de Moraes em Buenos Aires. Vinicius organizou uma leitura para amigos após ouvir o poema e gravou tudo em uma fita de áudio, que trouxe para o Brasil. O material se espalhou e resultou na publicação de “Poema sujo”, em 1976. O programa se encerra em 1978, ano em que Gullar retornou ao Brasil e foi interrogado e torturado pelo Dops, um dia depois de desembarcar no Rio.
Tendler conta que passou a criar mais para a TV após a drástica diminuição dos cinemas de rua — o que, segundo ele, resultou em menos espaço para a exibição de filmes políticos.
— Todo tipo de público me interessa. Crio para a TV, o cinema e a internet. “HÁ MUITAS NOITES NA NOITE” ONDE: TV Brasil QUANDO: No sábado, às 23h45m CLASSIFICAÇÃO: Livre