sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

6º Festival Internacional de Contrabaixo continua nesta sexta no Centro de Convenções

   
    O 6º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CONTRABAIXO é um evento Internacional promovido em parceria com o “Pixinga Bass Festival”, e tem como objetivo reunir baixistas de todo o Brasil e grandes mestres do CONTRABAIXO MUNDIAL. É uma realização da Musika S.A. em parceria com a Escola de Música “Lilah Lisboa de Araújo”, o Curso de Música da UEMA e a Catavento Cooperativa de Música.
     Pretende mostrar a diversidade de culturas e promover talentos locais. Elaborado a princípio numa parceria dos músicos Celso Pixinga (um dos maiores e mais respeitados contrabaixistas do país) e Nilton Wood (editor técnico Revista Cover Baixo), desde sua primeira edição o festival vem crescendo consideravelmente, tendo alcançado grandes públicos nas maiores cidades do país.
    O Festival Cover Baixo/2007, o 2º São Luís Baixo Festival/2009, o 3º Festival Internacional de Contrabaixo/2011, o 4FICZ (4º Festival Internacional de Contrabaixo/2012) e o 5FICZ (5º. Festival Internacional de Contrabaixo/2014) consagraram o maior evento de música instrumental já realizado no Brasil, a partir do contrabaixo. Assim, músicos, público e crítica especializada afirmam que a São Luís é a Capital do Baixo!!
    O conceito artístico adotado é: “Diálogos: Novas Possibilidades para a Música no Século XXI”. Estamos desafiando os músicos a apresentarem pesquisas e novas leituras que rearticulem e ressignifiquem a música a partir do contrabaixo. 
    Nesta edição, estão confirmados vários baixistas do Brasil: Celso Pixinga (SP), Júlio Cézar (RJ), Zuzo Moussawer (SP) e outros e 03 (três) convidados internacionais: Henrik Linder (Suécia), Wojtek Pilichowski (Polônia), Hadrien Feraud (França), que tornam este evento ainda mais significativo. 
PROGRAMAÇÃO OFICIAL:
11/12 (6a feira).
AUDITÓRIO DA EMEM. Centro
09h00 MasterClass. Celso PIXINGA (SP)
10h45 MasterClass. Henrik LINDER / Linder Bros (Suécia)

Centro de Convenções do SEBRAE
19hs
Regis FACTOR (MA)
KEMUEL Fernandes (MA)
Jorge ESQUERDINHO BASS (MA)
TIAGO Santos (MA)
Zuzo MOUSSAWER (SP)
WOJTEK Pilichoviski (Polônia)
HADRIEN Feraud (França)

12/12 (sábado).
AUDITÓRIO DA EMEM. Centro
09h00 MasterClass. Zuzo Mousawer (SP)
10h30 Lançamento do Livro "Arpejos Unidos Jamais Serão Vencidos" do Prof. Diórgenes Torres. (MA)
11h00 MasterClass. Hadrien FERAUD (França)

Centro de Convenções do SEBRAE
19hs
LIONEL Almeida (MA)
EDSON Bass (MA)
DAVI Oliveira (MA)
FABRÍCIO Lemos (MA)
Celso PIXINGA (SP)
ZUZO Moussawer (SP)
HADRIEN Feraud (França)
Henrik LINDER / Linder Bros (Suécia)