quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Waldir Maranhão arquiteta queda de Kátia Bogéa da superintendência do Iphan

    Há rumores de mudanças na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan. É iminente a saída da superintendente Kátia Bogéa, a mais longeva no cargo desde o irmão postiço do senador José Sarney, Ivan Sarney, na década de 80.
    Nesta quinta-feira, 15, a superintendente ainda participa de reunião para definição do calendário da execução da obra de requalificação da rua Grande, elencada no pacote do PAC Cidades Históricas. O pacote de ações de intervenções em logradouros e prédios do patrimônio histórico de São Luís soma investimento de mais de R$ 100 milhões, sem contrapartida do estado ou prefeitura. O Iphan no Maranhão concentrou os projetos das intervençoes custeadas pelo Orçamento Geral da União, OGU.
    Em substituição a Kátia Bogéa estaria indicado pelo deputado federal Waldir Maranhão um integrante da equipe da Secretaria de Cidades do governo Flávio Dino. Vice-presidente da mesa diretora da Camara, Maranhão ganhou força com a ameaça que paira sobre o presidente Eduardo Cunha. Por longo período, a superintendente atual teve o apoio institucional do grupo político do senador José Sarney.
    Imaculada no cargo, comprou briga com todo mundo do centro histórico para quem ela exorbita no cargo. No domingo, 11, em seu artigo do seu jornal, o ex-senador José Sarney elogiou a atuação da arquiteta à frente do Iphan. Seria uma tentativa de blindá-la da defecção.