sábado, 17 de outubro de 2015

Péricles Rocha comemora 40 anos de carreira com exposição em Brasília

    


  

    Até 31 de outubro a galeria da Câmara  em Brasília segue com a exposição “Do popular ao erudito”, em comemoração aos 40 anos de carreira do artista plástico maranhense Péricles Rocha. A mostra foi inaugurada no dia 7 e pode ser vista gratuitamente no horário de funcionamento da Casa.


    São 26 telas inspiradas na cultura popular e nos ritmos nordestinos e concluídas ao longo de dois anos pelo artista maranhense. “São cores que eu trouxe do sertão. O ocre, o bege, o marrom das roupas dos vaqueiros, da nossa cultura sertaneja, são tons que trouxe para misturar”, diz Rocha.
    A coleção traz obras em que o artista faz referência ao sincretismo religioso, com imagens de anjos da Igreja Católica, cálices e espadas justiceiras. O trabalho também retratam os “sonhos de felicidade de uma gente que crê”.
    Péricles Rocha começou a pintar aos 8 anos na beira do Rio Parnaíba, na cidade de Benedito Leite, no Maranhão. Pintor, escultor, desenhista e ilustrador, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro.
    A primeira mostra individual ocorreu em 1977, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro. Entre 1978 e 1980, ilustrou o livro Poeta do Absurdo, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, na Itália. Rocha instalou, ao lado de outros artistas, o Centro de Artes Jupiaçu, em São Luís do Maranhão.
Exposição "Do popular ao erudito"
Em comemoração aos 40 anos de carreira de Péricles Rocha
Data: de 7 a 31 de outubro
Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF
Horário de funcionamento da Casa
Entrada franca