terça-feira, 13 de outubro de 2015

Maranhão tem mais de 9 mil armas com registros na PF

    Segundo levantamento da Polícia Federal, no estado do Maranhão 2.524 pessoas fisicas possuem porte de arma de fogo, enquanto que os órgãos civis de segurança pública e órgão públicos têm juntos 2. 391. Os dados foram publicados na edição do jornal O Globo desta terça-feira, 13.
    A Polícia Federal faz controle da posse concedida a civis, órgãos de segurança pública não militares, empresas privadas de segurança e órgãos públicos.
    No estado são 9.302 armas com registro ativo na PF. Porém, são as empresas de segurança privada que estão na dianteira. São 4. 346 armas registradas. Pela legislação atual, o porte de arma necessita de renovação periódica, a cada três anos. Proposta na Câmara dos Deputados pode transformar o porte por tempo indeterminado.
    Dos nove estados da região, o Maranhão fica abaixo dos estados da Paraíba, Piauí e Sergipe em relação ao registro de arma de pessoa física. No entanto, o estado tem o quarto maior arsenal do Nordeste. De acordo com informações da Superintendência da Polícia Federal, em todo o estado do Maranhão existe apenas uma loja de arma legalmente estabelecida.