sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Fernando Falcão é o município mais vulnerável do país


O município de Fernando Falcão, no Maranhão, tem o pior índice de Vulnerabilidade Social, IVS, do país e da região Nordeste. O índice está no Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros lançado no início do mês de setembro pelo Instituto de Pesquisa, Econômica Aplicada, IPEA. O Ìndice de Vulnerabilidade Social é criado a partir do atlas e destaca situações de exclusão, superando o entendimento de pobreza lastreado na insuficiência monetária.

O IVS avaliou a estrutura de saúde, educação, renda e emprego nos municípios brasileiros entre 2000 e 2010. O índice mensura ainda a exposição da população à má qualidade dos serviços públicos. Quanto maior o índice, piores são as condições de vida da população. Fernando de Noronha pertence ao grupo de IVS muito alto.
Ponte de madeira em Fernando Falcão

Resultado da média aritmética dos subíndices de infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho, o IVS varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo do limite, maior é a vulnerabilidade social do munícipio. Fernando Falcão tem IVS de 0,784.
Em 2000, o Brasil apresentava IVS igual a 0,446. Este valor indica que o país encontrava-se na faixa da alta vulnerabilidade social. Passados dez anos, a vulnerabilidade social é reduzida para a 0,326, trazendo o país para a faixa do médio IVS, num avanço equivalente a 27% em direção a níveis mais baixos de vulnerabilidade social.
Na região Nordeste, quase metade dos municípios (47,7%) estão agrupados na faixa do IVC alto. Outros 32,4% estão na faixa de muito alta vulnerabilidade social.
Os estados de Alagoas e Maranhão são os que apresentam o maior percentual de municípios nessas duas faixas de vulnerabilidade, 96,1% e 95,4%, respectivamente. No Maranhão, 78,8% dos municípios se encontram na faixa da muito alta vulnerabilidade social. Na faixa do baixo IVS estão algumas das capitais de estado como Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE). Apenas um município do interior do Maranhão está no grupo de baixo IVS. Na faixa de baixo IVS há apenas um município nordestino: Fernando de Noronha, no Pernambuco.
As maiores evoluções ocorridas no Nordeste, entre 2000 e 2010, com redução de vulnerabilidade, o Rio Grande do Norte se destaca. No estado, 28% dos municípios tiveram evolução na faixa do 5º quinto (entre 0,181 e 0,377), seguido dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, com mais de 20% de seus municípios nesta faixa.