quinta-feira, 18 de junho de 2015

MA-201 espera recuperação anunciada pela SECOM

     A agenda de solenidades do governador Flávio Dino tem contribuído para que no início do seu governo seja reprisado o estilo de discurso da oligarquia destronada. Ao menos no que se refere à comunicação, a estratégia de anuviar a realidade com o manto da fantasia tem se repetido sem incômodos.
    A notícia da recuperação das MAs (201-202-203) que interligam os municípios (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) da região metropolitana da Ilha de São Luís pelo governo (sujeito onipresente nos títulos da Secom) exemplifica bem os pontos de semelhanças entre o passado e o contemporâneo. 
    Segundo a reportagem, cuja fonte fidedigna identificada é a Casa Civil, as obras de recuperação das três vias foram iniciadas em maio e serão concluídas no prazo de seis meses. Uma foto ilustra a afirmativa do governador sobre o investimento na melhoria da infraestrutura da região metropolitana, destacando o mantra da parceria entre governo e prefeitura de São Luís. Inadvertidamente, os demais prefeitos são ilustremente ignorados.
    À espera dessas obras, a população tem enfrentado um odisseia para se deslocar entre sedes municipais. Trabalhadores passam horas no interior das inúmeras vans do sistema de transporte coletivo ou nos ônibus. Muitos deles em estado deplorável, sem que a Sinfra fiscalize nem mesmo o visível fumacê das vans. O rosário de crateras em trechos próximos ao Pateo Shopping e nas imediações do limite entre São José de Ribamar e São Luís, na Forquilha, tem provocado congestionamentos quilométricos.  Enquanto isso, a qualificação das vias permanece nas páginas eletrônicas e dos jornais que publicam sem piedade.


A MATÉRIA

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fonte:Casa Civil  Texto:Letícia Fagundes
09/06/2015
Foto/Nael Reis

Foto 1 – Secretário Clayton Noleto acompanha obras de recuperação das MAs 201,202 e 203.

Governo recupera MAs da região metropolitana de São Luís

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), realiza obras de recuperação emergencial nas MAs que ligam São Luís aos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Os recursos foram viabilizados pelo Tesouro Estadual e as ações integram o conjunto de metas prioritárias do governo Flávio Dino.
Obras para qualificar as vias são as primeiras medidas para conservação e manutenção das MAs 201, 202 e 203. O projeto marca o início das obras de recuperação dos trechos onde trafegam os moradores de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Com a medida, mais de 140 mil pessoas que moram nessas regiões serão beneficiadas.
O Governo do Estado viabilizou os recursos, iniciou a execução das obras no mês de maio e em seis meses conclui a manutenção de rodovias da região metropolitana. “A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís trará melhor infraestrutura para as cidades da região metropolitana. O nosso compromisso é com a melhoria da capacidade de ir e vir das pessoas. Nós estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos os maranhenses”, disse o governador Flávio Dino.
A recuperação dos trechos das MAs tem sido um trabalho contínuo e permanente do Governo do Estado. “As obras para a recuperação desses segmentos são muito importantes para esses municípios próximos a São Luís. O governador Flávio tem dado uma atenção especial e orientou a equipe para que todo o nosso esforço esteja voltado para atender as necessidades da população maranhense que trafega nas ruas e avenidas da cidade e das regiões metropolitanas de São Luís”, afirmou Clayton Noleto, secretário de Infraestrutura.

A REALIDADE
Série de buracos na MA-201 provocam lentidão no trânsito e dano nos veículos
Engarrafamentos na MA-201 costumam ter filas de  dois a três kms pela manhã

Crateras no limite de São Luís com São José de Ribamar