quarta-feira, 13 de maio de 2015

Superintendente do IPHAN se manifesta sobre arquivamento do tombamento do Bloco Tradicional

    A superintendente do Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa, pela primeira vez se manifestou sobre o arquivamento da proposta de increver o bloco tradicional do carnaval de São Luís no livro do Patrimônio Cultural do Brasil. Foi durante a sessão solene de homenagem aos blocos proposta pelo vereador Gutemberg Araújo nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de São Luís.
    Até então a superintendente não havia se manifestado publicamente sobre o arquivamento da proposta. Durante visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira, a São Luís (MA), o bloco Os Reis da Liberdade, comandado pelo presidente da Associação Maranhese de Blocos Carnavalescos, Brasa Santana, se apresentou na inauguração da Praça da Alegria. A entidade de Brasa foi inerveniente na realização do carnaval de São Luís em 2015 por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 
    Segundo declarou a superintendente, o inventário encaminhado pela Fundação Municipal de Cultura, Func,órgão da prefeitura de São Luís, foi arquivado pela comissão técnica do Iphan, durante reunião em Brasília, por não encontrar ressonância da manifestação em âmbito nacional. "Acontece que o bloco tradicional de carnaval é uma manifestação restrita a São Luís. Nem mesmo no estado do Maranhão a manifestação acontece em todo seu território", disse Bogéa.
    Atualmente 47 blocos tradicionais se organizam em torno da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos e Academia Maranhenses de Blocos Tradicionais.
    Do Maranhão, o complexo cultural do bumba-meu-boi e o tambor de crioula possuem registro no livro do Patrimônio Cultural do Brasil.