quarta-feira, 11 de março de 2015

Festival de tambor de crioula em Cururupu terá duração de 30 dias

    Durante 30 dias, o município de Cururupu será sede maranhense do tambor de crioula, manifestação cultural genuinamente maranhense reconhecida pelo Ministério da Cultura como patrimônio cultural imaterial brasileiro em 2007, quando era ministro o cantor e compositor baiano Gilberto Gil. Entre 22 de maio e 21 de junho acontece em praça pública o III Festival do Tambor de Crioula de Cururupu, reunindo grupos de oito municípios da Baixada Maranhense: Porto Rico, Guimarães, Central, Cedral, Mirizal, Cururupu, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.
    O financiamento do projeto é do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da empresa de telefonia, complementado por verbas de órgãos do Estado. O total do investimento é de R$ 108 mil, destes cerca de R$ 75 são oriundos do programa OI de patrocínios culturais. A realização é do Instituto Cururupuense de Desenvolvimento Social, entidade com atuação no município. A ideia é realizar um festival com efeito transversal oferecendo oficinas, fortalecendo o turismo étnicos da região e fomentando a produção cultural.
    As secretarias de estado de Turismo, Igualdade Racial e da Cultura, além do ministério da Cultura, participam do projeto.

Outros projetos aprovados pela Oi Futuro edital 2014-2015:
1º Festival Comunitário de Música é Cidadania - Música
Lira Jovem - A nova geração de cantadores de bumba-meu-boi - Cultura popular
Maranhão na Tela - Audiovisual
Timon Junino 2015- Cultura popular